Antecipar-se ao futuro, que está próximo, e aprender como dar um curso de Educação a Distância é o desafio proposto pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Com esse objetivo, a Universidade abriu inscrições para a 2ª Turma do Curso de Extensão em Educação a Distância, destinado a educadores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. O curso, denominado Construindo Novos Espaços de Aprendizagem, começará em 21 de outubro e terá oito semanas de duração, com duas aulas presenciais, sendo a última para apresentação dos projetos finais pelos alunos, no dia 9 de dezembro.
A professora Eveline Cavalcante, mestre em Tecnologia na Educação pela Universidade de Ohio, Estados Unidos, coordenadora do Centro de Educação a Distância da UNISANTA, lembra que o Ministério da Educação enviou à Casa Civil da Presidência da República um projeto de decreto que regulamenta a oferta de cursos virtuais, atribuindo-lhes o mesmo valor dos certificados dos cursos presenciais, desde que atendidas certas exigências.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, já previa a igualdade de certificados entre os dois tipos de curso, mas faltava regulamentar a matéria. O decreto dispõe sobre a oferta de cursos ou programas a distância para a educação básica de jovens e adultos, para a educação profissional de nível médio e para o ensino superior. A elaboração do texto foi precedida de ampla discussão com os conselhos estaduais de educação, informou à imprensa o titular da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Ronaldo Mota.
Em março de 2006, a regulamentação no Brasil deverá entrar em vigor. Em alguns países da Europa como a Inglaterra e a Espanha, cursos a distância são ofertados nas diversas áreas do conhecimento e o diploma de cursos de graduação a distância são amplamente valorizados. Para o mercado europeu não importa o tipo de modalidade de ensino na qual o profissional se submeteu e sim a competência que o profissional possui para exercer sua função no mercado de trabalho.

Sobrevivência – O professor que não estiver preparado para dar aulas virtuais corre o risco de ser substituído, não pela máquina, mas por outro professor que domine as novas tecnologias proporcionadas pela Web. Com base nessa tendência, que é universal, a professora Eveline Cavalcante, vai ministrar o curso Construindo Novos Espaços de Aprendizagem.
Eveline explica que a alfabetização digital exige cinco competências básicas, necessárias para o ambiente educacional do século 21: ler, escrever, pesquisar, comunicar e publicar na Web. Os professores alunos serão treinados a preparar uma aula virtual.
O curso ajudará os educadores a repensar o processo ensino-aprendizagem do ambiente educacional nos dias de hoje. O foco do curso é o desenvolvimento de pesquisa, fazer do aluno um parceiro-pesquisador, afirma Eveline Cavalcante.

Pré-requisitos – É necessário que o participante tenha noções básicas de como operar em sites de procura, a utilizar o Microsoft Word bem como o editor de páginas de web, FrontPage, para que possa criar um produto final ao término do curso. O interessado deve ter uma disponibilidade de até duas horas diárias para dedicar-se ao curso de educação a distância, além de acesso diário ao computador, com os programas Windows 98(ou maior) ou Mac OS8.6(ou maior) – com conexão à Internet e browser – Netscape 7 ou Internet Explorer Versão 5.0 ou maior; Modem de 56KB; Microsoft Office Professional – (PC ou Mac); Acrobat Reader; espaço no servidor de email; antivírus atualizado. 18/04/2004. Assecom. 32027113. assecom@unisanta.br
As inscrições estão abertas aos professores de ensino Fundamental, Médio e Superior, na diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Rua Cesário Mota, 20, fones 3202-7104 e 3202-7114, posgraduacao@unisanta.br