Carla Luguetti, aprovada para docência na Austrália, agradece à Unisanta

511

A professora, formada em Educação Física pela Universidade, lecionará na ‘Victoria University’, em Melbourne, Austrália, após brilhante carreira no Brasil.  Ela enviou carta de agradecimento à Unisanta pelos ensinamentos recebidos ao longo de seus estudos e sua docência na instituição.

Ao longo de 19 anos, Carla Lughetti fez parte da Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde cresceu e se desenvolveu profissionalmente. Após ser homenageada no Ginásio Poliesportivo, ela escreveu carta de agradecimento à instituição, contando um pouco sobre sua história e como a Unisanta teve (e ainda tem) um papel fundamental na sua identidade pessoal e formação profissional. Seu maior agradecimento é para a contribuição que a Família Teixeira e a Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) tiveram para com ela.

“Em 1999, ingressei na FEFESP, atraída por um ato de generosidade do dr. Milton Teixeira. Ele havia autorizado meus pais a instalar,  na calçada da Chancelaria, uma banca de jornais e revistas. Isso contribuiu em muito, para que eu escolhesse a UNISANTA”, diz um dos trechos da carta.

Assim, Carla ingressou no curso de Educação Física da instituição, onde se descobriu uma profissional. “Sempre com muitos sonhos, encontrei na FEFESP um curso em que os alunos eram ouvidos, coparticipantes e autores do seu próprio desenvolvimento”. A ex-aluna chegou a disputar, durante os quatro anos de faculdade, os Jogos da UNISANTA, na modalidade futsal, conseguindo dois campeonatos e dois vices. Isso a ajudou obter descontos que foram fundamentais para que conseguisse fazer o curso que sonhava.

Após sua formação, em 2003, a profissional estava cheia de projetos e sonhos. Durante uma reunião com o prof. João Carlos Barros, na época coordenador do curso, ela manifestou o interesse de se tornar docente da FEFESP. “Não poderia imaginar que estava diante do meu maior mentor. Ele tornou-se um amigo, mentor, um exemplo de profissionalismo e humildade. Costumo dizer que ele é um pai adotivo que recebi da FEFESP”.

Três anos depois, Carla ingressa novamente na FEFESP, dessa vez, como docente. Na época em que fazia, paralelamente, seu mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFE/USP). “A USP me fornecia o conhecimento para que eu pudesse contribuir com o aperfeiçoamento do nosso curso”.

Como docente do curso e sob orientação do prof. João Carlos Barros, diretor da Fefesp, a ex-aluna iniciou novas disciplinas, projetos de extensão como o futsal para as crianças do Colégio Santa Cecília, intervenções na comunidade e outros projetos que traziam benefícios às pessoas.

Para Carla, as oportunidades que a Unisanta, a direção da FEFESP, os professores João e Nicolau Teixeira, este coordenador do curso, ofereceram a ela, deram a oportunidade da profissional se aperfeiçoar no exterior. “Foram 6 meses na University of Bedforshire (Reino Unido), em parceria com a USP, fazendo parte do Doutorado e, 12 meses na New Mexico University (USA), fazendo parte do Pós-Doutorado. A UNISANTA sempre apoiou e incentivou a minha formação continuada”.

No final de sua carta de agradecimento, Carla diz que, após seus 12 anos como docente, acredita que ‘as oportunidades determinam as pessoas que nós nos tornamos’. E que suas conquistas na vida profissional, só foram possíveis graças as oportunidades oferecidas pela Família Teixeira e a FEFESP. “Em especial, ao meu ingresso como docente na Victoria University”, finaliza.

Leia também a homenagem feita à Carla Luguetti.