A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) inaugurou, dia 2 de maio, sua BrincaSanta, Brinquedoteca da Faculdade de Pedagogia, que será utilizada para as áreas de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo crianças de 2 a 12 anos. O espaço lúdico-pedagógico, cultural e científico atenderá aos acadêmicos de Pedagogia e, mediante convênios, entidades interessadas.

“Este é mais um espaço de educação, de construção, de troca e formação”, afirmou a reitora da UNISANTA, profª drª Sílvia Teixeira Penteado. Os brinquedos e materiais pedagógicos foram construídos pelos estudantes de Pedagogia, orientados por professores a partir de sucata como garrafas de refrigerantes, latas de leite, embalagem de ovos e papelão. O local será também uma fonte de pesquisa para criação de novos materiais pedagógicos.

A diretora-presidente da UNISANTA, Lúcia Maria Teixeira Furlani, destacou as finalidades pedagógica, social e comunitária da brinquedoteca. Referiu-se à importância do ato de brincar, para o desenvolvimento e a formação da criança, e à necessidade de que esses brinquedos sejam orientados por especialistas. Os brinquedos de heróis importados, de luta, não são os indicados, segundo educadores.

A BrincaSanta está localizada junto à entrada da Universidade Santa Cecília, na Rua Oswaldo Cruz, 266. Entre os diferenciais, além do espaço (mais de 160 metros quadrados), a brinquedoteca tem uma sala específica para restauração e higienização dos brinquedos, uma sucatoteca, na qual serão idealizados brinquedos de acordo com a vivência com as crianças, canto de jogos com regras, canto de leitura (gibiteca e mini-biblioteca), canto de brincar, canto fofo – para crianças de 2 a 4 anos, espaço faz de conta para teatro, dois locais externos para recreação e lazer com brinquedos maiores, uma butique e uma sala de recepção.

O diretor do curso de Pedagogia é o prof. dr. Fábio Giordano e a coordenadora, a profª Maria Cristina Sílva Pereira Alves. Na inauguração, estiveram presentes o Chanceler da UNISANTA, dr. Mílton Teixeira, pró-reitores e professores da Universidade e a prof.a Norma Mallmann, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Dom Domênico.