Os alunos do 2º ano dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Telemática realizaram pela primeira vez, na última sexta-feira (3), uma partida de futebol entre robôs mecânicos acionados por computadores.
As equipes foram compostas por seis ou sete alunos. Cada grupo levou o nome de um time de futebol do Campeonato Brasileiro e as partidas foram sorteadas e organizadas em uma chave. O jogo foi realizado em um campo de madeira e a cada partida dois robôs tentavam fazer gols com uma bolinha de ferro.
A atividade fez parte da avaliação da disciplina Tópicos de Mecânica, ministrada pelo professor Carlos Alberto Moino. Os estudantes foram analisados por seu trabalho em grupo e individualmente.
Algumas equipes adaptaram os robôs que participaram, em anos anteriores, do combate de gladiadores. Os alunos elaboraram os programas e a parte eletrônica do projeto, respeitando alguns itens pré-definidos, como a corrente elétrica máxima de 24 volts a ser utilizada, o tamanho de 400 x 400 milímetros e o controle feito pelo computador. O projeto foi desenvolvido em um semestre.