Retalhos de tecidos, que seriam jogados no lixo, transformam-se em tapetes, bolsas e almofadas coloridas, que já chegaram a algumas lojas finas de decoração de Santos. Este é o resultado de um Projeto de Arte e Inclusão Social exposto por alunas da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA.

Esmeralda de Menezes, terceiranista, ensinou mulheres adultas e adolescentes, moradoras na Vila dos Pescadores, a fazer o “amarradinho”: em uma tela, são amarrados pequenos pedaços de malha, suplex, lycra e voal, de modo a formar a cobertura de almofadas e outros objetos úteis e decorativos. O tecido é doado por confecções de Santos.

Integram o Projeto as acadêmicas de Pedagogia: Cláudia Silva Rodrigues, Lílian S. de Lima Ferreira, Mariângela dos Santos da Costa e Ana Lúcia M.F. dos Santos, orientadas pela professora Márcia dos Santos. O grupo pretende ensinar outras técnicas de trabalhos manuais, para que as moradoras da Vila dos Pescadores tenham uma fonte de renda.

O trabalho é desenvolvido desde março, em oficinas semanais, instaladas na sede do Exército da Salvação, às quintas-feiras, das 14 às 16 horas. Esmeralda, Cláudia e Lílian utilizarão esse material como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Esmeralda vai se formar, neste ano, em Pedagogia e escolherá duas habilitações. Uma delas é Educação e Arte na Inclusão Social. O curso, em três anos, forma em duas habilitações, a serem escolhidas entre Gestão Escolar, Magistério das Séries Iniciais, Pedagogia Empresarial, Magistério da Educação Infantil e Educação e Arte na Inclusão Social.