Segundo o professor da Unisanta, Ronaldo Valente, a declaração de dependentes fora do perfil, além da digitação ou informações de valores errados estão entre os erros mais comuns ocorridos durante o preenchimento do documento.

O professor de Ciências Contábeis da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ronaldo Valente, foi consultado pelo site do jornal A Tribuna para dar dicas e explicações sobre a declaração do Imposto de Renda, que deve ser enviada ao Fisco até 28/4. Na matéria, publicada na última quinta-feira, 23/3, Ronaldo aconselha que aqueles que preencherão o documento pela primeira vez tenham, com antecedência, todos os comprovantes e informações adicionais necessárias para o preenchimento.

“Um erro comum é declarar como dependente alguém que não se enquadra no perfil determinado pelo Fisco. Somente poderá ser incluído como dependente o companheiro com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge; filho ou enteado de até 21 anos ou até 24 anos, quando cursando ensino superior ou escola técnica; filho ou enteado ou em qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho; irmão, neto ou bisneto de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho”, explicou.

O professor também alerta a respeito de valores preenchidos errados na declaração, recomendando que o contribuinte fique atento ao local onde os valores estão sendo preenchidos. “Um dos maiores problemas é com os valores digitados nas fontes pagadoras, principalmente com os centavos. Esses erros podem atrasar a devolução do seu imposto de renda. Uma boa dica é conferir tudo antes de gravar e transmitir os dados”.

Veja a matéria completa.