O Índice de Preço ao Consumidor (IPC) de julho, do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), apontou inflação de 0,95% em Santos. Um aumento de 0,30% em relação a junho deste ano (0,65%).
Segundo o coordenador do Nese, prof. dr. Alcindo Gonçalves, o acréscimo na taxa reflete o momento de instabilidade pelo qual passa a economia brasileira, com fortes reflexos na desvalorização do real e conseqüente acréscimo de custos dos produtos industrializados.
Os fatores que mais pesaram para o aumento da taxa foram alimentação (1,41%), habitação (1,37%), despesas pessoais (1,09%) e vestuário (2,21%).
Entre os produtos alimentícios destacaram-se com alta: as frutas (5,88%), legumes (15,9%) e verduras (3,60%), invertendo uma tendência de decréscimos apresentada até junho.
Influenciaram a variação positiva de despesas pessoais: recreação e cultura, por acréscimos de preços nas passagens e pacotes de viagem em 12,62%, e filmes fotográficos em 5,87%, assinatura de jornais em 3,33% e de revistas em 3,94%.
No item habitação destacaram-se o aumento do gás (glp) em 8,36%, telefone fixo com acréscimo de 9,29%, equipamentos eletroeletrônicos com variação de 12,28%, sendo constatadas altas significativas nos preços de geladeiras, fogões e lava-roupas, equipamentos de informática e telefonia com acréscimo de 6,11%.
O acréscimo dos preços de calçado feminino com 12,49% e roupas femininas com 3,70% foi o mais significativo dentro do item vestuário.
Deflação – Contribuiu para a redução da taxa de inflação o item saúde com -0,26% de queda por influência principalmente dos produtos farmacêuticos.
De acordo com o coordenador de pesquisa do Nese, Jorge Manuel de Souza, com o resultado de junho, o IPC/Nese acumulado no ano é de 3,77%, projetando uma inflação acumulada, para 2002, de 6,45%.
Metodologia – A pesquisa foi realizada de 20 de junho a 19 de julho, sendo utilizados como base inicial os preços pesquisados durante o mês de dezembro de 2001. Para a obtenção dos indicadores são pesquisados mensalmente 135 estabelecimentos comerciais e 1495 itens.
O IPC/Nese é um indicador baseado em Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), desenvolvida pelo Núcleo a partir de 1999, cuja abrangência é restrita a Santos. São aplicadas pesquisas com 220 famílias, com rendas de até 40 salários mínimos mensais, de todas as classes sociais e econômicas. A metodologia foi adquirida pela UNISANTA, junto à Fundação Instituto de Pesquisas (FIPE) da USP.
Segundo o professor Júlio Simões Júnior, diretor da Faculdade de Administração de Empresas da UNISANTA e supervisor geral do Núcleo, o papel da UNISANTA é fornecer dados e informações que subsidiem a população a entender melhor a realidade no município. “A pesquisa científica é um dos trabalhos mais valorizados na Instituição”.