Desemprego cresce em Santos e ultrapassa o índice da Região Metropolitana de SP

O índice de desemprego em Santos, referente a março de 2015, é significativamente superior ao apurado em setembro de 2014 e já é maior do que o da Região Metropolitana de São Paulo. O índice aumentou de 8,9% em setembro de 2014 para 12,2% em março deste ano, de acordo com pesquisa divulgada pelo Nese-Unisanta (Núcleo de Estudos Socieconômicos da Universidade Santa Cecília), nesta sexta-feira (29).

Segundo o coordenador de pesquisas do Nesse_unisanta, Prof. Jorge Manuel de Souza Ferreira, “a crise econômica faz com que os novos contemplantes ao emprego não tenham oportunidade. O ajuste fiscal e o aumento das tarifas de energia com reflexos severos na inflação, comprometendo o orçamento familiar, fazem com que pessoas antes inativas passem a buscar uma oportunidade de emprego. A insegurança familiar quanto à manutenção do emprego por parte do chefe da família também provoca a necessidade de preventivamente pessoas saírem à busca de uma oportunidade de emprego. A PEA (população economicamente ativa) de março saltou de 189 mil pessoas para 216 mil”.

Ainda de acordo com o coordenador, “Santos tem se notabilizada pela geração de grande quantidade de empregos para todos os habitantes da região contabilizando mais de 230 mil empregos, que são ocupados por residentes e não residentes da cidade”.

Os principais objetivos desta pesquisa são conhecer e divulgar a situação do emprego e desemprego na cidade de Santos, de forma a poder estabelecer elo de comparação com outros centros pesquisados, bem como poder abastecer os poderes público e privado de informações tidas como fundamentais para o desenvolvimento regional.

Acredita-se que, a partir dos indicadores demonstrados, possam ser desenvolvidas medidas corretivas adequadas ao estabelecimento de algumas diretrizes visando à minimização dos desequilíbrios causadores do desemprego.

AMOSTRA – Foram pesquisados, durante o mês de março, 500 domicílios, totalizando um universo de 1313 pessoas (sendo 722 mulheres e 591 homens), correspondente a 0,41 % da população residente, conforme dados estatísticos do IBGE, censo de 2010.

Este universo garante margem de erro de 1,9% sobre os índices apurados, para um intervalo de confiança de 95,5%. Uma vez definido o tamanho, a amostra foi subdividida pelos bairros e morros da cidade, proporcionalmente à população de cada um. O processo de escolha do domicílio a ser pesquisado foi aleatório, com realização de sorteio eletrônico dos endereços, sendo excluídos os endereços comerciais.

Confira a pesquisa completa aqui