A importância de se oferecer oportunidade de trabalho e atividades culturais para os jovens, como forma de afastá-los das drogas e ações ilícitas, foi um dos temas do XXXII Seminário Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores, realizado na manhã desta terça-feira (7/06), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
O professor Wilson Zampieri, conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), lembrou números preocupantes publicados na imprensa, como o fato de que 13% das crianças brasileiras de 12 anos já experimentaram drogas ilícitas e, aos 18 anos, 80% dos jovens já tomaram cerveja.
A CIEE, uma das promotoras do Seminário, ao lado da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, vem se empenhando em facilitar estágios e a promover eventos e campanhas educativas.

UNISANTA: campeã de estágios – Quanto a estágios em empresas, a UNISANTA se destaca como a universidade que mais encaminha estudantes por intermédio do CIEE: em 180 instituições atendidas, de ensino Superior, Técnico e Médio, 20% das vagas são ocupadas por acadêmicos da UNISANTA, o dobro das outras universidades, segundo o representante do CIEE regional, Rodrigo Reis Sessa.
Atualmente, 2.300 alunos fazem estágios na região, por intermédio do CIEE. Desses, 450 são da UNISANTA.
Zampieri enfatizou a necessidade dos empresários abrir portas e criar vagas para que os estudantes possam estagiar, como forma de afastá-los das drogas.
“Se queremos o Brasil no primeiro mundo, a solução está nas mãos dos empresários nacionais e na criação de estágios”. Como os estágios duram de um a dois anos, os estudantes colocam em prática os conhecimentos teóricos adquiridos, são observados pelos empregadores e aprendem noções de hierarquia, responsabilidade, cumprimento de horários e todo o processo de vivência do trabalho.
Segundo pesquisa do Inter Science, encomendada pelo CIEE em 2003, 64% dos estagiários são efetivados ou aproveitados em outra empresa em seguida. O estágio é um atalho para o primeiro emprego, afirma o professor Wilson Zampieri.

Esporte e arte – A UNISANTA não tem medido esforços para educar os jovens e conduzi-los a um caminho mais seguro, reiteraram a reitora, dra. Sílvia Teixeira Penteado e a diretora-presidente da Instituição, dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani. O apoio ao esporte, o que resultou na transformação da UNISANTA na maior força universitária da natação brasileira, e atividades como o Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), o Cineclube Lanterna Mágica e o Santa in Concert , entre outras atividades, contribuem para uma vida saudável e produtiva, afirmou a reitora.
A dra. Lúcia lamentou as campanhas publicitárias que, de modo geral, são dirigidas aos jovens com o objetivo de torná-los consumidores, em busca do prazer e dos shoppings. Já os estágios e as atividades culturais e esportivas, de acordo com a vocação de cada um, contribuem para torná-los cidadãos. A oportunidade de estágios também contribui para afastar os jovens das drogas, pois ajuda-os a ascender socialmente, sustentou Lúcia Teixeira Furlani.

Palestras – Durante o Seminário, fizeram palestras: a dra. Ana Cecília Marques, médica psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAS), que falou sobre Teoria e prática sobre programas de prevenção; a dra. Ana Regina Noto, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), que discorreu sobre Os retratos das drogas na imprensa brasileira, e o dr. Ovandir Alves Silva, especialista em Toxicologia, que abordou Os conceitos e pré-conceitos sobre o uso das drogas.
Promovida desde 1999 pelo CIEE, em parceria com a SENAD, a Campanha Nacional Antidrogas já realizou mais de 30 seminários em universidades do País.