Pela primeira vez, juízes membros do Colégio Recursal do Juizado Especial Cível de Santos levaram a sessão de julgamento para as dependências de uma instituição de ensino superior.

Dia 30/05, três ações foram julgadas pelos juízes Joel Birello Mandeli, Márcio Kammer de Lima (diretor do Fórum de Santos) e Cláudio Teixeira Villar, no Tribunal do Júri Dr. João de Freitas Guimarães, da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

O julgamento envolveu três ações iniciadas no ano passado nas quais coube recurso de uma das partes envolvidas após sentença do juiz do Juizado Especial Cível. “Hoje estão sendo resolvidas ações que iniciaram no ano passado e, em menos de um ano e meio, já estavam sendo resolvidas, atestando a agilidade do Poder Judiciário em ações remetidas ao Juizado Especial Cível”, afirmou o juiz Mandeli, que presidiu a sessão.

Toda a atividade foi presenciada pelos alunos de Direito da UNISANTA, de forma inédita na região, conforme enfatizou a reitora da Instituição, profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado. “O julgamento real do Colégio Recursal nas dependências da Universidade é mais uma excelente oportunidade para os acadêmicos de Direito aprimorarem seus conhecimentos forenses”, destacou a reitora.

A Diretora-Presidente da UNISANTA, profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, também destacou a importância de aproximar os acadêmicos das inúmeras funções jurídicas, a exemplo do que já acontece nos estágios realizados no Juizado

Especial Cível – Anexo UNISANTA e no Escritório de Assistência Jurídica da Universidade.
“O Juizado Especial Cível da UNISANTA, primeiro da região em universidades, está completando cinco anos de atividades que beneficiam não só os alunos de Direito, em seus estágios, mas principalmente a coletividade”, comentou.

Estágios – Os julgamentos ocorreram após a assinatura do convênio de cooperação conjunta entre a Faculdade de Direito da UNISANTA e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que ampliará as oportunidades de estágios para os estudantes do 1º ao 5º ano do curso.

Estavam presentes ainda o desembargador e professor da UNISANTA, Gilberto Passos de Freitas, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Norberto Moreira da Silva, diretor da Faculdade de Direito; Osmar de Paula Conceição Júnior, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Prática Jurídica; Maurício Fernando de Faro Melo, coordenador da Faculdade de Direito, Manoel Luis Ribeiro, coordenador do Juizado Especial Cível – Anexo UNISANTA, entre outros.