A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Institucional do Ministério da Educação (MEC) renovou o reconhecimento da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e outorgou o Conceito Muito Bom para sua Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Instalações. Trata-se da nota máxima concedida pelo MEC, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que atesta a qualidade dos cursos superiores do País.

Para o diretor da Faculdade de Direito, Dr. Norberto Moreira da Silva, o resultado atesta a seriedade da UNISANTA. “A Universidade dá todo o apoio necessário para que o curso possa desenvolver sua qualidade sempre. Os alunos ganham muito em relação a sua formação e ao certificado que irão receber no final da Faculdade”, conclui.

Direito – Criado em 1997, o curso de Direito da UNISANTA teve o maior índice de aproveitamento no exame nº 125 da OAB entre as Instituições de ensino da região, segundo divulgou a Fundação Carlos Chagas, em 20/05/05. Foi um dos quatro do País, no total de 89, e único no Estado de São Paulo, entre os processos analisados no período de 2001 a 2002, que obteve a chancela da Ordem dos Advogados do Brasil concedendo parecer favorável à sua criação.

Em 2005, assinou convênio de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que inclui ampliação de estágios para estudantes do 1º ao 5º ano. A Faculdade foi a primeira a receber, na Baixada Santista, juízes membros do Colégio Recursal do Juizado Especial Cível de Santos para uma sessão de julgamento.

Foi uma das poucas do País e a única da região convidada pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo a assinar convênio inédito com a Associação Paulista de Magistrados, para a produção de atividades científicas e programas culturais para a TV Justiça.

Os alunos dos quatro últimos semestres, supervisionados por juízes, atuam como conciliadores do Juizado Especial Cível – Anexo UNISANTA, onde são atendidas aproximadamente 3.600 pessoas por ano, num total de 1.800 processos abertos.

O Escritório de Assistência Jurídica é outra atividade curricular e extracurricular. Em média, 210 pessoas por ano buscam atendimento gratuito no Escritório.

No Tribunal do Júri Dr. João Freitas Guimarães, professores e estudantes simulam todos os detalhes de um julgamento, desde vocabulário, postura e procedimentos do juiz, do promotor e dos advogados, ao comportamento do público.

Acadêmicos participam do Projeto Universidade Cidadã, convênio firmado com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Alunos fazem palestras em localidades carentes, sobre Direito de Família, do Trabalho, da Criança e Adolescente e Garantias Individuais, conscientizando a população sobre seus direitos. Ao mesmo tempo, possibilita ao aluno o desenvolvimento da oratória e intensificação dos conhecimentos técnicos, sempre supervisionados pelo coordenador do setor.

A Universidade possui uma das mais bem aparelhadas Bibliotecas, na área de Direito.