O desembargador Gilberto Passos de Freitas, professor de Direito da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi eleito Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, órgão de cúpula do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele passa a integrar, a partir de 2006, ao lado do Presidente do Tribunal e do Vice-Presidente, o Conselho Superior de Magistratura, órgão da mais alta relevância, que fiscaliza todo o Judiciário do Estado de São Paulo.

Cabe a esse Conselho tomar medidas visando ao aprimoramento do Judiciário, dar pareceres aos recursos administrativos dos Cartórios de Imóveis e aos processos de disciplina contra juízes, entre outras atribuições. O dr. Gilberto Passos de Freitas foi eleito pelos desembargadores por 194 votos, enquanto os outros dois concorrentes tiveram, respectivamente, 77 votos cada um. A eleição é por dois anos.

Passos de Freitas é professor de Direito Ambiental e de Processo Penal da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). É autor dos livros: Ilícito Penal Ambiental e Reparação do Dano; Poluição Sonora- Aspectos Legais; Crimes contra a Natureza; Abuso de Autoridade; Crimes de Responsabilidade de Prefeitos; Lições de Direito Ambiental, este em parceria com o dr. Luciano Pereira de Souza, professor da UNISANTA.

Entre os cargos já ocupados por Passos de Freitas estão os de membro do Ministério Público do Estado; juiz do Tribunal de Alçada Criminal e do 2º Tribunal de Alçada Cível. É membro da Academia Santista de Letras.