Estudantes do 5º ano da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta) atuarão no júri simulado de um caso real de tentativa de homicídio no próximo dia 12/9, às 19h, no Consistório – Tribunal do Júri, da instituição. Na oportunidade os estudantes atuarão como advogados, promotores e jurados.

Sobre o caso: Trata-se de uma tentativa de homicídio em um restaurante, onde o réu tentou matar a vítima, por motivo fútil, mediante golpes de faca. Ambos eram funcionários do estabelecimento comercial. O réu se envolveu, na véspera dos fatos, em uma briga com frequentadores e a vítima teria intercedido a favor dos clientes, o que não agradou o réu. Ele foi denunciado e pronunciado e após tais etapas processuais, submetido a julgamento perante o Conselho de sentença (jurados).

O evento será presidido pela Prof.ª Silvana Borges, na condição de Juíza Presidente do Tribunal do Júri. A atividade conta com a orientação do Prof. Mauricio Faro e colaboração do Prof. José Mário Barbuto.

O júri simulado visa, exclusivamente, o incentivo ao aluno quintanista de Direito a desenvolver suas aptidões na atividade da advocacia, em especial na área criminal, com defesas no Tribunal do Júri. Oratória, argumentação e postura são requisitos da atividade. Os alunos foram escolhidos após avaliação das notas obtidas nas matérias pertinentes à área penal.

A atividade vale como estágio obrigatório do Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas da instituição.