Cerca de 900 candidatos participaram da 1ª fase do Exame nº 130 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – SP), neste domingo, dia 20, nas dependências da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), único local de realização do exame em Santos, que aconteceu das 8h às 13h.

Segundo a responsável pela aplicação do exame da Fundação de Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP), Milagros Ema Rodrigues Troncoso, somente 39 candidatos não compareceram para realizar a prova. No total participaram do exame 839 pessoas.

O gabarito e o resultado da prova serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 28, no site da OAB (www.oabsp.org.br) e também da VUNESP (www.vunesp.com.br). Os candidatos que atingirem mais de 50% de acerto serão convocados para 2ª fase. “Infelizmente poucos conseguem atingir esta número”, comentou Milagros Ema Rodrigues Troncoso.

“Esperamos que todos consigam passar para a 2ª fase e que o número de aprovados aumente em relação ao último exame, realizado em maio”, disse o presidente da OAB-Santos, Rodrigo Lira. “Isso depende da qualidade do ensino e do interesse dos candidatos”, conclui Rodrigo Lyra.

A avaliação é requisito obrigatório para o exercício da profissão de advogado e é destinada aos bacharéis em direito que tenham concluído a graduação. O candidato deverá optar por uma das seguintes áreas do Direito: civil, penal, tributário e do trabalho.

A 2 ª fase consiste em uma redação de peça processual dentro da área escolhida e de cinco perguntas dissertativas. O exame será no próximo mês, dia 17, na UNISANTA das 8h às 13h, Rua Oswaldo Cruz, 277.