A Engenharia da Unisanta foi a faculdade que mais arrecadou mantimentos.

Mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas durante a XXXIII edição dos Jogos da Unisanta. O Ginásio Poliesportivo da Universidade, palco do show das torcidas e do esporte universitário, recebeu nesta segunda-feira (23/5), a alta direção da instituição e representantes de 30 entidades beneficentes da região contempladas com os alimentos.

No período de jogos – de 2 a 19 de maio –, as atléticas das 30 faculdades inscritas participaram de uma outra competição fora das quadras, a disputa pelo “Troféu Solidariedade”, entregue aos cursos que mais arrecadam alimentos.

Os dez primeiros cursos com maior arrecadação neste ano foram: Engenharia, FaAC, Fefesp, Fisioterapia, Arquitetura, Odontologia e Direito (todos da Unisanta), seguidos de Fatec, Medicina Unilus e Engenharia Unip.

“As entidades não vivem de dinheiro, vivem de amor e esperança e gestos como esse animam todos a levar adiante a tarefa de atender pessoas e entidades. É muito importante a atitude tomada pelo Santa Cecília”, afirmou Hélio Cesário Cardoso, diretor da Associação Casa da Esperança.

Para Vilma Baby, proprietária do Residencial Santa Terezinha, as doações chegaram para ajudar o abrigo de idosos em um mês de dificuldades. “Esse projeto é maravilhoso. A família Teixeira sempre nos ampara. Essas doações chegam no momento certo, em um mês em que o País inteiro está com dificuldades. Essa doação só veio a abrilhantar e alimentar quem precisa”, explicou a representante.

Denominada Solidariedade Universitária, a campanha foi desenvolvida simultaneamente à competição esportiva, expressando o engajamento social de alunos da Baixada Santista. “Tradicionalmente, durante o evento, motivamos os alunos a doar mantimentos que são destinados às entidades de caridade e conseguimos despertar o espírito de solidariedade entre eles. Formamos profissionais para o mercado, mas essas questões humanísticas também são muito importantes para a formação dos estudantes”, concluiu o diretor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), Prof. João Carlos Teixeira de Souza Barros.