“Tecnologia na Educação” e “Apropriação Cultural da Informação” são alguns dos assuntos que serão discutidos no evento

O XX Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura/Proler /BS/Unisanta será realizado nos dias 26 e 27/10, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com entrada pela Rua Cesário Mota, nº 08 – Santos/SP. A iniciativa é da Coordenação do Proler da Unisanta e do Ministério da Cultura.

A abertura será no dia 26, às 9 horas, com as presenças da reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira penteado, da presidente, Lúcia Maria Teixeira, do Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, dos dirigentes de ensino de Santos e São Vicente, respectivamente João Bosco Arantes Braga Guimarães e Regina Cátia Spada Lourenço dos Santos , além dos Secretários de Cultura Odair Dias Filho (Guarujá), Fábio Alexandre Nunes (Santos) e Esmeraldo Vicente dos Santos (Praia Grande), da coordenadora do Proler/BS, Conceição Dante e dos Secretários de Educação da região.

Haverá palestras e workshops com profissionais sobre o tema “A Leitura como caminho em respeito à diversidade humana”, além da entrega dos vencedores dos Troféus Proler e Escreler.

No dia 26, às 13h30, o tema “Apropriação Cultural da Informação” estará a cargo da douroranda em Ciência da Informação Silvana Arduini. No dia 27, às 8h30, “A Leitura como ferramenta de ampliação de consciência e evolução espiritual” será apresentada pelo diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Barreira Cheida Faria.

Além de palestras, o evento também terá workshops, que discutirão temas como “A leitura como instrumento de participação no mundo e sua apropriação pela pessoa falante de Libras” e “Técnica do Mapa Falante como recurso pedagógico”. Este último, pela Profª. Drª. Ana Lúcia de Mello, doutora em Ciência pela Faculdade de Medicina da USP.

Veja a programação completa do evento:

Dia 26/10/16 – manhã

8h- credenciamento

9h- composição da mesa– Entrada das Bandeiras representando os municípios da Baixada Santista

– TROFÉU PROLER E TROFÉU ESCRELER
Premiação aos vencedores

13h30 – Palestra: “Apropriação Cultural da Informação”, com Silvana Arduini – Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, mestre em Ciência da Informação pela mesma Universidade. Vinculada ao grupo de pesquisa Infoeducação, tem desenvolvido estudos teóricos e práticos sobre apropriação cultural da informação. Experiência em bibliotecas comunitárias, escolares, formação de educadores e também com formação de crianças e jovens. Atualmente é docente do curso de especialização em biblioteca escolar da Fainc e monitora docente na Escola de Comunicação e Artes da USP. Desde 2010, faz parte do movimento Sócioeducativo Teresiano. Coordenador: Rodrigo de Souza Estevam

14h45 às 15h – Café

15h – Palestra: “Mediação de Conflitos – Justiça Restaurativas”, com o Prof. João Bosco Arantes Braga Guimarães – Diretor e professor de pré-escola da Rede Municipal de Presidente Prudente. Professor e coordenador na Rede Estadual de São Paulo, Diretor de escola e Supervisor de Ensino na Rede Pública de São Paulo, Dirigente Regional de Ensino de São Vicente e Santos, licenciado em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista. Coordenadora: Profª. Sandra Aparecida V. Valeriano

Dia 27/10/16 – manhã

8h30 – Café e Acolhimento com Vídeo

9h – Palestra: “A Leitura como ferramenta de ampliação de consciência e evolução espiritual”, com o Prof. Ivan Barreira Cheida Faria – Fisioterapeuta formado pela Universidade Salesiana de Lins/SP. Diretor da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, professor e supervisor de Estágios de Lesões do Aparelho Locomotor da UNISANTA, Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Coordenadora: Roberta T. de Araujo Santos

10h – “Iniciação às Práticas Científicas”, com Mariza Lima Gonçalves – Formada em Administração de Empresas, Letras, Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia e Orientação Educacional. Tem cursos de extensão cultural em: Análise Transacional, Teatro Experimental, Literatura Infantil e Juvenil, Relações Interpessoais, Inteligência Emocional, Comunicação Verbal, Inglês, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), A informática na educação, Libras, Italiano. Autora de vários livros. Coordenador: Prof. João Mário Santana

14h – Workshop

01 – Tema: “Ler é ver o mundo com novos olhares. Qual o seu?”, com Sueli Aparecida Lopes, formada em Biblioteconomia pela Faculdade Tersa D’Ávila, em Santo André. Atualmente atua na Biblioteca Mário Faria e dá suporte técnico às bibliotecas da Secretaria de Cultura. Formada também em Administração de Empresas e Comércio Exterior.

02 – Tema: “Técnica do Mapa Falante como recurso pedagógico”, com a Profª. Drª. Ana Lúcia de Mello, doutora em Ciência pela Faculdade de Medicina da USP. Educadora Ambiental e em Saúde. Desde 2010, é coordenadora da área de Ciências Naturais e Educação Ambiental junto ao Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada, da Seduc Cubatão.

03 – Tema: “Tecnologia na Educação”, com o Prof. Ronaldo Fernandes do Vale Jr, formado em Biologia e Pedagogia. Pós-graduado em Gestão de instituições de Ensino Públicas e Privadas. Coordenador do Colégio Sana Cecília – Ensino Fundamental II e Médio.

04 – Tema: “Jogos e Histórias- uma brincadeira só”, com Helen Pereira Quintela, educadora, psicopedagogia, formação em PEI-1, brinquedista, ministrante de oficinas de alfabetização e contação de histórias do Proler e voluntária do Viva e Deixe Viver.

05 – Tema: “A leitura como instrumento de participação no mundo e sua apropriação pela pessoa falante de Libras”, com Francivaldo Lourenço da Silva, graduado em Letras pela Unisantos, graduado em Pedagogia pela Fapi, pós-graduado em Libras e Educação de Surdos pela Unibem, pós-graduado em Educação Especial a atendimento educacional especializado pela Ucam. Professor de Língua Portuguesa da Seduc Praia Grande. Desde 2011, atua na Sala de Recursos de Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva do município.

06 – Tema: “A Crônica – Um relato crítico do cotidiano”, com Maurílio Tadeu de Campos, professor, poeta e escritor. Membro da Academia Santista de Letras, Diretor de Relações Públicas da Sociedade Ars Viva e Presidente da Contemporânea-Projetos Culturais. Mestre em Educação para o Ensino Superior e especialista em Sociologia, Psicologia da Educação e Psicopedagogia do Comportamento. Autor dos livros: “Poemas Translúcidos”, “Gravitando e Devaneios” (poesia); “Violência e Dependência química”, “Escola e Comunidade – Uma relação democrática”. É cronista-colaborador do Jornal A Tribuna.

07 – Tema: “A Dança Circular no Mundo; meu, seu ou nosso?”, com Fátima D’Abreu, professora formada em Dança pela Unimes, pós-graduada em Jogos Cooperativos pela Unimonte, focalizadora de Dança Circular pela Triom, coordenadora do Curso de Extensão “A Dança Circular como Caminho de Integração e Sociabilização” – UNISANTA, coidealizadora dos Projetos Cirandança e Escola Livre de Dança, na Prefeitura Municipal de Santos, professora de Yoga e Aurículo acupunturista, amante das danças de roda e benefícios trazidos por elas.

Apoio: Avalia Educacional, Café Brasileiro, Editora Paulus, Roseli Eventos, Multimagem.
Parcerias: Diretoria Regional de Ensino de Santos, Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, Secretaria de Cultura de Santos, Secretaria de Cultura de Guarujá, Secretaria de Cultura de Praia Grande, Secretaria de Educação de Santos, Secretaria de Educação de São Vicente, Secretaria de Educação de Cubatão, Secretaria de Educação de Praia Grande, Secretaria de Educação de Guarujá, Secretaria de Ensino de Mongaguá, Secretaria de Educação de Itanhaém, Secretaria de Educação de Peruíbe, Secretaria de Educação de Bertioga.

PROLER/BS-UNISANTA
e-mail: proler@unisanta.br
site:prolerbsunisanta@hotmail.com
facebook: Proler Unisanta