A iniciativa também é aberta ao público em geral

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) dá início ao tradicional Trote Solidário e Ecológico, que tem por objetivo aproximar calouros e veteranos, marcando a ideia de responsabilidade social e ambiental, substituindo o trote original, proibido na universidade.

A Campanha surgiu em 2006 e já teve mais de 8 toneladas de produtos arrecadados. Participam desta promoção calouros e veteranos de todos os cursos.

Trote Solidário – Consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis, com exceção de açúcar e sal, que serão revertidos ao Lar Santo Expedito que fica na Rua Vitor de Lamare, 11, no Boqueirão, em Santos.
Outra forma de participar do trote solidário é doar sangue ou ainda fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. A proposta da Universidade é conscientizar os universitários sobre a importância dessa ação, incentivando os jovens a formar grupos e se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. Para tanto, os calouros irão contar com a ajuda dos Diretórios e Centros Acadêmicos da Unisanta, que poderão organizar grupos, incluindo alunos veteranos, interessados em doar sangue ou fazer o cadastro no Hemonúcleo de Santos.

Trote Ecológico – Pensando na preservação do meio ambiente, a Universidade sugere aos alunos que desenvolvam ações como a retirada de microlixo nas praias e a arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico.

Para participar do Trote Solidário e Ecológico os estudantes terão que trazer as arrecadações ou fazer a doação de sangue até o dia 11 de março. Os alimentos e o lixo eletrônico deve ser entregue na Central de Informações da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Prêmio – As primeiras 500 pessoas poderão trocar sua doação por um brinde especial. O curso que tiver o maior número de arrecadações receberá o Troféu Solidário, além de reportagem para o Programa Espaço Unisanta da Santa Cecília TV.