Unisanta lança cursos Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva, com aula inaugural sobre humanização

729

As inscrições estão abertas no site www.unisanta.br/posgraduacao com descontos especiais para ex-alunos da Unisanta e profissionais da Santa Casa de Santos

Maneiras de tornar menos árido o ambiente hospitalar de terapia intensiva, conceitos e técnicas de humanização em UTIs, foram os temas abordados pelo Prof. George Sarmento, Presidente do Departamento de Fisioterapia da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva e coordenador técnico de Fisioterapia do Hospital São Luiz, durante aula magna dos cursos Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva – Adulto e Pediátrico da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O encontro, promovido pela Diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Teixeira, foi realizado nesta quarta-feira (31), no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Santos.
“Humanização é uma maneira de cuidar, de você ouvir, tocar no paciente, que melhora em todos os aspectos, até a dor”. Segundo Sarmento, quando se trabalha essa visão mais humana, os profissionais conseguem ajudar a diminuir também o sofrimento e, consequentemente, até o tempo de internação, além das possíveis sequelas neurológicas, problemas psicológicos ou trauma.

O palestrante lembrou ainda que, “quando trabalhamos há muito tempo na área de saúde, criamos uma couraça, uma espécie de blindagem para não sofrer junto com as famílias e com os pacientes. Isto não é um ponto positivo, é extremamente negativo, porque o profissional passa a ser menos humano”.

Entres as técnicas de humanização expostas durante a aula inaugural estão apresentações musicais, contação de histórias, dramatização, utilização de mascotes e fantoches, além da criação de espaços lúdicos e comemorações de datas festivas, como Carnaval, Halloween, Natal, Festa Junina. “Humanização no contexto hospitalar não é difícil, só é preciso doar e amar”, conclui George Sarmento.

Sobre o palestrante – Sarmento é membro do corpo editorial do Terceiro Consenso de Ventilação Mecânica; revisor de periódico do Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso), além de presidente do Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Muitos livros de sua autoria são utilizados em Faculdades de Fisioterapia. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos.

Participou de mais 220 eventos no Brasil e no mundo. Foi presidente do Departamento de Fisioterapia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR-Regional São Paulo), na gestão 2004/2005 e 2006/2007. Em suas atividades profissionais, interagiu com colaboradores e coautores de trabalhos científicos.

Lato Sensu – A Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta está com inscrições abertas para os cursos de Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva – Adulto e Pediátrico teórico e Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva Adulto e Pediátrico teórico-prático.
O objetivo de ambos é aprofundar o conhecimento na Fisioterapia Intensiva – adulto e pediátrico, relembrando conceitos básicos e inserindo conceitos avançados, complementares e atuais indispensáveis na evolução do raciocínio fisiológico/fisioterapêutico. Será oferecida aos participantes a prática complementar optativa, a fim de propiciar vivência hospitalar, estimulando o raciocínio teórico-prático, desenvolvendo segurança e dinamismo.

De acordo com a coordenadora dos cursos Profa. Laura Taguchi, “a Fisioterapia está crescendo muito em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica e precisamos de profissionais qualificados e as graduações e pós-graduações geralmente passam esse conhecimento superficialmente. O nosso curso dará o mesmo enfoque para as aulas de crianças e adultos”.

Segundo a Diretora de Saúde, Caroline Teixeira, seremos pioneiros na Baixada Santista na oferta de curso de pós-graduação com foco também em fisioterapia pediátrica e neonatal em unidades de terapia intensiva. “Abordaremos a embriologia, as diferenças anatômicas e fisiológicas, a parte de ventilação mecânica, os cuidados com crianças, recém-nascidos”.

Além da Fisioterapia Cardiopulmonar, amplamente abordada em cursos de pós-graduação em Fisioterapia, os cursos irão focar também em outros perfis de pacientes, como oncológicos, renais, gestantes.

Os dois cursos serão ministrados por profissionais do InCor, Sírio Libanês, Unisanta e Unifesp entre outras instituições. “O teórico montamos pensado em quem já trabalha em Unidade de Terapia Intensiva e não tem especialização, que hoje é uma exigência. Já o teórico-prático recomendamos para o fisioterapeuta recém-formado que precisa da prática, ou até para o fisioterapeuta que está mudando de área, ingressando na terapia intensiva, uma oportunidade de se reciclar”, afirma Laura.

As aulas práticas do “teórico-prático” serão realizadas nas Unidades de Terapia Intensiva da Santa Casa de Santos, que é o campo mais vasto de estágio da Baixada Santista. “Os estudantes terão experiência e poderão vivenciar o dia a dia do atendimento especializado em seis unidades de terapia intensiva: Cardiológica, Coronariana, Pediátrica, Neurológica e duas UTIS gerais”, conclui a coordenadora.

“Para a Santa Casa é um prazer poder contar com uma parceria tão importante. A Unisanta é uma Universidade que tem o seu nome forte em toda a Baixada Santista e que traz todo esse conhecimento acadêmico para nossa Instituição”, afirma Augusto Capodicasa, Diretor Administrativo Financeiro.

Inscrições – As inscrições estão abertas no site www.unisanta.br/posgraduacao com descontos especiais para ex-alunos da Unisanta e profissionais da Santa Casa de Santos, além de outros benefícios para interessados em geral. Informações: (13) 3202-7114, pelo e-mail cursospos@unisanta.br ou pessoalmente, na Rua Cesário Mota, 08 – Bloco F- Sala 13 – Boqueirão – Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h.

Estiveram presentes na aula inaugural, pela Unisanta: Dra. Sílvia Teixeira Penteado, Reitora; Dra. Lúcia Teixeira, Presidente; Dr. Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo; Profª. Maria Cecília Pirilo Teixeira, Vice-presidente; Profª. Emilia Maria Pirilo – Pró-Reitora de Desenvolvimento; Dr. Ivan Cheida, Diretor da Faculdade de Fisioterapia; Dr. José Luiz Portolez, Coordenador da Faculdade de Fisioterapia; Marcelo Teixeira Filho, Assessor da Reitoria, e Sra. Valéria Simões Teixeira, Pedagoga Educacional da Unisanta.
Pela Santa Casa: Sr. Augusto Capodicasa, Diretor Administrativo Financeiro, representando o Provedor Ariovaldo Feliciano; Dr. José Luiz Camargo Barbosa, Diretor Clínico; Dr. Márcio de Castro Lourenço das Neves, Supervisor da Fisioterapia; Sra. Rita de Cassia Martins, Gerente do DASS; Dra. Andrea Aparecida Flor, Supervisora de Humanização.