Na manhã desta quarta-feira, dia 8 de dezembro, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) deu início a uma nova fase de atendimento ao público interno e externo. Foram inauguradas as novas áreas administrativas que abrigam as Diretorias, Coordenações de Curso e Secretaria Geral, unificadas no 1º andar do Bloco M da Instituição.

A nova ala das Diretorias e Coordenações leva o nome de Emília Maria Pirilo, em homenagem à Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário. A unidade abrange as direções e coordenações dos cursos de Administração, Pedagogia, Arquitetura, Engenharia, Ciências e Tecnologia, Artes e Comunicação, Direito, Odontologia, Educação Física, Centro de Educação à Distância e Núcleo de Direito.

“Estou muito emocionada. Como primeira diretora do Colégio Santa Cecília divido essa homenagem com todos os diretores e secretários e com a minha família que deu continuidade a essa caminhada. Estamos todos unidos por uma única causa, a educação de qualidade. Somos todos anjos de uma asa só e conseguimos voar somente abraçados. Unidos vamos vencer sempre”, disse a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário e uma das fundadoras do Complexo Santa Cecília, Profª. Emília Maria Pirilo.

No mesmo andar está instalada a Secretaria Geral Waldir Graça, que leva o nome do Secretário Geral da Universidade. A unidade é responsável pelo registro e controle acadêmico de todos os cursos superiores de Graduação.

“Agradeço a confiança e o respeito da direção e dos funcionários que trabalham comigo”, disse emocionado o Secretário Geral da Unisanta, Waldir Graça, há 37 anos no cargo.

“É um sonho de Milton Teixeira, chanceler da Unisanta, Nilza Pirilo Teixeira e Emília Maria Pirilo, fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília, unificar um espaço como este. Não teríamos conseguido se não fosse o esforço de todos. Os funcionários assumem com confiança aquilo que fazem. Cumprimentamos a todos que conseguiram fazer essa construção”, afirmou a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

Além de placas que dão nomes às alas, os homenageados receberam flores e presentes da Alta Direção. As professoras Maria Antônia Patti e Zilma de Souza Ares, que fizeram Faculdade com a Profª Emília também prestaram homenagens.

A presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, destacou a facilidade das secretarias unificadas para alunos e professores. “É um dia abençoado. Queremos agradecer aos homenageados e a todos que deram início ao projeto. Inauguramos mais um espaço que une o ser humano, a tecnologia e a convivência em uma integração real. Trabalhamos juntos em prol do aluno e da comunidade”, disse Lúcia.

“É um momento muito especial. Uma emoção que nos reporta a momentos marcantes da história do Santa. O Waldir e tia Emília participaram de várias formas para o engrandecimento da Instituição. Temos certeza de que todos os presentes têm carinho pelos homenageados”, afirmou o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira.

De acordo com a Coordenadora da Secretaria, Josi de Freitas Sá, a unificação dos setores de atendimento trará maior dinamismo à prestação de serviço tanto para alunos como para o público externo.
“A partir de agora, não haverá interrupção no horário de funcionamento da Secretaria Geral, que estará aberta das 7h30 às 21h30. Esse novo sistema traz ainda mais conforto ao usuário, possibilitando um atendimento personalizado dentro da disponibilidade de cada um”, comenta.

Para a coordenadora Josi, a unificação do espaço físico, direção/ coordenação de cursos e dos dados acadêmicos contribuirá para uma maior otimização do tempo, garantindo ainda mais satisfação ao público e a eficiência da gestão administrativa. Ela lembra que o Setor de Protocolo Geral, localizado no pátio do Bloco M e utilizado para solicitação de documentos, entre outros pedidos, continuará atendendo alunos de todos os cursos, no mesmo horário da Secretaria Geral.

Outra facilidade, que já está em pleno funcionamento, é o uso de serviços online como a efetivação das matrículas dos veteranos e a emissão de boletos das mensalidades.

Homenageados
Emília Maria Pirilo participa da história do Santa Cecília desde a sua fundação, em 1961. É pedagoga, com habilitação em Administração Escolar – Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Psicologia, Sociologia e Filosofia da Educação.
Atuou como professora, diretora e supervisora pedagógica do Ensino Fundamental e de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Santos e foi Chefe do Setor Pedagógico de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Santos.

Além de Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da Unisanta, a profa. Emília exerce ainda outras funções de importância no Complexo Educacional Santa Cecília. Entre elas, a de Diretora de Recursos Humanos, Secretária Geral da Associação Santa Cecília/Esportes, Secretária do Conselho Acadêmico da Santa Cecília TV e Diretora do Lar Infantil Santa Rita de Cássia.

Waldir Graça iniciou suas atividades no Santa Cecília em 1974. Em 2011 completará 37 anos de trabalho na Instituição. Começou sua carreira como Auxiliar de Secretaria. Em 1977 foi promovido ao cargo de Secretário Acadêmico da Faculdade de Ciências e de Tecnologia e há 23 anos exerce o cargo de Secretário Geral, no qual foi nomeado desde 1987.