Nadando em casa, a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) levantou o troféu de vice-campeã do XVII Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, que terminou na manhã deste domingo. A Unisanta fechou com 1.226,50 pontos, com boa distância do terceiro colocado, o Sesi-SP (848,00). O campeão foi o Pinheiros, com 1.797,50.

Dessa forma, a Unisanta confirma sua posição entre as melhores equipes do Estado, permanecendo na liderança entre as instituições de ensino do País. No total, foram 34 medalhas de ouro, 30 de prata e 22 de bronze.

Melhor índice técnico – Felipe Ribeiro de Souza e Guilherme Costa, da Unisanta, obtiveram o melhor índice técnico na categoria Júnior 1 masculino.  Nicholas Santos foi o melhor da categoria Sênior.

Os três nadadores também foram os atletas mais eficientes do campeonato em suas categorias. Guilherme Costa (65 pontos), Felipe Ribeiro (40 pontos), no Júnior 1, e Nicholas Santos (61 pontos), no Sênior.

Recordes – Nicholas Santos, recordista Sul-Americano e Brasileiro nos 50m borboleta, confirmou seu favoritismo na prova – categoria Sênior, com o tempo de 23s55, e bateu o recorde do Paulista de Natação.

Já Guilherme Costa, nos 1500m livre masculino Júnior 1, bateu o recorde de campeonato ao completar a prova em 15m48s40.

Para Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta, a conquista do segundo lugar no Campeonato Paulista de Natação reafirma a qualidade das equipes da Universidade, maior força da natação brasileira.

A Unisanta ganhou medalhas em quase todas as provas em que participou, alcançando os melhores índices. Igualmente importante, segundo Teixeira, é que essas performances motivam os atletas de todos os níveis, inclusive os de base, a melhorar seus índices.

Teixeira elogiou as outras equipes que participaram do campeonato paulista, pelos índices obtidos e espírito esportivo. Foi uma oportunidade para o público ver alguns dos atletas que representarão o Brasil nas Olimpíadas.

Além da importância esportiva, o Campeonato Paulista divulgou a cidade de Santos, para o Brasil e para o mundo, completou o pró-reitor da Unisanta.

Encerramento – Logo no início do último dia de provas, Mila Esquerdo Araújo venceu nos 400m livre feminino Júnior 2, com o tempo de 4m28s98, chegando, com folga, à frente de Mariana Bertolini Menezes (4m46s76) e Jennifer Moraes (5m05s04), ambas da Unaerp.

Na versão masculina da prova, categoria Júnior 1, também deu Unisanta, com Guilherme Costa, que fechou as oito voltas com a marca de 4m04s28 e ficou com o ouro.

Na categoria Júnior 2, da mesma prova, a Unisanta também subiu ao pódio. Mateus Brambilla ficou em terceiro ao fazer 4m09s88. João Cervone, do Pinheiros, foi o primeiro e André Ramos Silva, da Prefeitura Municipal de Jundiaí, o segundo.

Luiz Rogério Arapiraca, da categoria Sênior, foi outro nadador da Unisanta a ficar entre os melhores nos 400m livre masculino. Com 4m04s63, Arapiraca conquistou o bronze, ao lado de Marcos Oliveira, em segundo, e Gabriel Ogawa, em primeiro, ambos do Pinheiros.

Outras medalhas deste domingo

Ouro – Nos 50m costas feminino/sênior, Aline Caetano fez 30s43 e subiu ao pódio com Mary Annie Ortega, também da Unisanta, que levou bronze ao marcar 32s44; Paulo Dias Ignácio Júnior, nos 200m peito masculino/Júnior 1 (2m26s90); Tales Rocha Cerdeira (2m16s89) foi o primeiro e fez dobradinha com Caio Henrique Souza (2m25s36), nos 200m peito masculino/Sênior, que ficou com a prata.

Patricia Pedroso Neumann, nos 200m borboleta feminino/ Júnior 2 (2m22s85); Alexandre Burini (27s94) e Amra Kassem Hamad (28s) fizeram a dobradinha no pódio nos 50m costas masculino/Júnior 1, com ouro e prata, respectivamente; Guilherme Costa, nos 200m borboleta masculino/Júnior 1(2m05s63).

Prata – Joana Cardoso, nos 200m peito feminino/Sênior (2m43s02). No pódio dessa prova também esteve Fernanda Carobino (2m44s35), que levou o bronze; Rafael Luiz Souza, nos 200m borboleta masculino/Júnior 2 (2m10s58);

Bronze – Yago Bremenkamp, nos 50m costas masculino/sênior (28s90); Cássia Almeida do Nascimento, nos 200m peito feminino/Júnior 2 (2m57s45); Aclito Nascimento Bastos, nos 200m peito masculino/Júnior 2 (2m32s98).

Revezamentos – A equipe feminina da Unisanta, formada por Patrícia Neumann, Cássia Nascimento, Marcella Nicolau e Mila Esquerdo Araújo, ficou com a prata no revezamento 4 x 100m medley feminino/Júnior 2, com o tempo de 4m44s22. O ouro foi para o Pinheiros (4m29s).

A outra prata veio no mesmo revezamento, na categoria Sênior, com Aline Caetano, Joana Zenebon Cardoso, Fernanda Carobino e Alessandra Marchioro (4m25s91). O Pinheiros ficou em primeiro (4m18s68).

No masculino, ouro para o quarteto Amra Kassem Hamad, Paulo Dias Ignácio Júnior, Guilherme Costa e Felipe Ribeiro de Souza, no 4x100m medley masculino/Júnior 1 (3m59s19). Medalha de prata para o Paineiras e bronze para o Pinheiros.

As últimas provas renderam duas pratas para a equipe da casa. Foram os revezamentos 4x100m medley masculino/Júnior 2 (Arthur Rodrigues, Aclito Bastos, Wagner Araujo Filho e Matheus Santana) e 4x100m medley masculino/Sênior (Nelson Silva Júnior, Tales Cerdeira, Yago Bremenkamp e Felipe Messias.