O objetivo é despertar em jovens alunos de escolas públicas municipais o espírito científico, noções de cidadania e consciência ambiental.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Prefeitura Municipal de São Vicente assinaram nesta manhã de quinta-feira (24) o protocolo de intenções de cooperação educacional. O evento foi realizado, na Sala de Atos da instituição. A parceria prevê um plano de trabalho educacional a ser desenvolvido entre alunos e docentes da Universidade e de escolas públicas municipais de São Vicente.

O objetivo das atividades é despertar em jovens alunos do 7º ano de quatro escolas públicas de São Vicente o espírito científico com o desenvolvimento de projetos, além de proporcionar noções de cidadania e consciência ambiental através de estudo de casos. Estima-se que a parceria atingirá cerca de 400 crianças.

A secretaria de educação de São Vicente, Eugênia Marcondes Leal Teixeira, acredita que o programa irá incentivar a os alunos a pensar em pesquisa científica. “Essa cadeia de ações vinculando os alunos e os professores com a capacitação na área acadêmica com certeza vai trazer muitas melhorias na educação de São Vicente. Receber os alunos da graduação e da pós-graduação em nossas escolas vai despertar a iniciação científica em nossos estudantes”, afirmou Eugênia.

Para a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, o programa irá proporcionar uma experiência muito enriquecedora. “Estamos muito felizes por estar contemplando mais essa parceria que irá, acima de tudo, trabalhar a formação continuada do professor. São os nossos mestrandos e graduandos atuando na carreira de outros professores e essa rede só aumenta e alimenta a educação brasileira”, disse a reitora.

O pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, acredita que a integração dos professores irá transformar a educação de São Vicente. “ Toda forma de capacitação é uma forma de progredir não só na vida acadêmica como espiritualmente. Esses programas trabalhados entre o poder público e a Universidade só mostram como é possível abrir portas para todos que estão em busca de aprimoramento e oportunidade”, informou Teixeira.

As atividades envolverão alunos e docentes dos Mestrados em Ecologia e Auditoria Ambiental, além de estudantes de graduação de Ciência Biológicas e Pedagogia da Unisanta. Serão desenvolvidos projetos de pesquisa baseados em estudos de problemas ambientais da escola e de seu entorno. Os alunos realizarão visitas técnicas ao Acervo Zoológico e ao Herbário Científico da Unisanta, além de outros laboratórios da instituição.

“É importante ressaltar o trabalho dos pesquisadores e professores Matheus Rotundo e Zélia Rodrigues de Mello que se disponibilizaram a abrir seus acervos para os alunos do município de São Vicente. Com certeza essas visitas em laboratórios tão ricos de conhecimento vão despertar um olhar diferenciado para a iniciação científica”, falou Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta.

Entre os possíveis temas a serem trabalhados com os estudantes estão o meio ambiente do bairro da escola e a detecção de problemas de acúmulo de lixo, propostas para melhorar os índices de arborização, hortas comunitárias para o bairro e apresentação de organismos microscópicos, entre outros.