No Dia Mundial de Luta contra a Aids, as autoridades envolvidas na campanha, da Unisanta e da prefeitura de Santos, se engajam em outros projetos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e questões como o alcoolismo e as drogas, que aumentam os perigos de contaminação.

Campanhas educativas por meio das mídias sociais e ações mais efetivas, como displays para a retirada de preservativos masculinos, a serem afixados em diversos pontos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), marcam o início da campanha conjunta iniciada nesta quinta-feira (1º/12) pela prefeitura de Santos e a Unisanta.

A presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Teixeira, explicou que projetos e subprojetos estão sendo desenvolvidos pela Universidade em defesa da saúde da comunidade, nas clínicas de Odontologia, de Fisioterapia e por meio de campanhas de marketing e de comunicação.

Os displays informativos sobre a prevenção da AIDS serão fornecidos pela prefeitura, que procurou a Unisanta para somar esforços diante dos diversos projetos educativos do Complexo Educacional em desenvolvimento e aqueles já realizados nos últimos anos, conforme explicou a coordenadora do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria de Saúde do município, Regina Lacerda.

Ela destacou um novo ângulo do problema detectado no caso da Aids: a doença está crescendo principalmente na faixa de jovens e adolescentes do sexo masculino, que estão descobrindo sua orientação sexual e desinformados sobre os riscos. Tão importante quanto criar um espaço para essa diversidade sexual é orientar essa faixa da juventude, explicou a coordenadora.

“Essa parceria com a Unisanta é muito importante porque há um aumento de infecção por vírus HIV em adultos jovens, de alta escolaridade. Seria importante que outras universidades também se engajassem”.

Pioneirismo

A nova parceria com a Prefeitura “é mais uma ação que a Unisanta realiza em termos de conscientização, prevenção e tratamento, em suas clínicas de Fisioterapia, Odontologia e Farmácia, além das campanhas a cargo de seus Cursos de Comunicação e ações do curso de Direito, acrescenta Lúcia Teixeira.

A Unisanta tem se preocupado com a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis em todos os cursos, com campanhas de esclarecimento também no Colégio Santa Cecília. Os setores de Marketing e do Sistema de Comunicação Santa Cecília se envolvem na divulgação. São campanhas dirigidas ao público interno e externo.

Outro trabalho preventivo importante tem sido o do Colégio Santa Cecília, que recebeu várias vezes prêmios do Rotary pelos projetos de esclarecimento juntos aos jovens, dos perigos do câncer por HPV (Papilomavírus Humano), campanhas feitas em parceria com o Rotary Clube de Santos – Boqueirão, desde 2007.

Entorpecimento

O diretor da Faculdade de Fisioterapia, Ivan Cheida Faria, afirmou que muitas vezes os jovens estão informados sobre medidas de prevenção à AIDS, mas as drogas e o consumo de álcool entorpecem a mente, e eles se descuidam. O coordenador de Marketing da Santa Cecília TV mencionou antigas ações do Complexo Educacional e da emissora, há 20 anos, com o agente cultural Toninho Dantas, do GAPA.

A coordenadora do Curso de Odontologia, Rosângela Aló Maluza Flores, o diretor de Marketing Marcus Teixeira Penteado, o diretor da Faculdade de Comunicação, Humberto Challoub, e a diretora do Colégio, Marilisa Grottone participam das ações preventivas, entre outros diretores e coordenadores.