Unisanta conquista avaliação excelente do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC

6227

A Universidade se destacou também no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharias de Petróleo, de Produção, Elétrica, Química e de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Pedagogia (na modalidade presencial e a distância).

O Índice Geral de Cursos (IGC) atribuído pelo MEC à Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi 4 (conceito de 1 a 5), o que mantém a Universidade em um nível excelente. O IGC considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, a infraestrutura e o percentual de professores com doutorado, itens que atestam a qualidade de ensino e dos serviços prestados ao alunado. As últimas avaliações no Enade também estão acima da média nacional.

“Apenas 17,70% das IES brasileiras tiraram a nota 4. É um grupo muito pequeno, nesta ilha de qualidade. Foram avaliadas mais de 2000 instituições brasileiras”,  afirma a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira.

“E os cursos foram todos avaliados com notas altas também”, acrescenta a presidente.  Por muitos anos consecutivos,  desde que a avaliação foi implantada,  a Unisanta é destaque no Brasil.  Além do presencial, somos também destaque no EAD. Apenas 0,5% das licenciaturas a distância conseguem nota 4. Desde que existe a avaliação, há cerca de onze anos”.

Os últimos conceitos divulgados pelo MEC confirmam outras avaliações recentes, como o Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF) 2019, no qual a Unisanta foi considerada a melhor da região nos indicadores de Ensino, Pesquisa e Internacionalização, considerando instituições regionais, sem outras sedes na Capital, interior e/ou outros estados brasileiros.

Últimas avaliações do MEC

Tiveram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC): Ciências Biológicas (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Engenharia de Controle e Automação; Eng. de Petróleo; Eng. de Produção; Eng. Elétrica; Eng. Química; Pedagogia (Licenciatura); Pedagogia (Presencial), Pedagogia (Ead) e Sistemas de Informação. Ciências Biológicas se destacou também com o IDD 4, que é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Obtiveram nota 4 no Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos avaliados em 2017: Ciências Biológicas – Licenciatura; Educação Física – Licenciatura; Pedagogia (presencial). A nota 3 do Enade, considerada acima da média nacional, foi obtida por Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Pedagogia (Ead) e Sistemas de Informação.

Os demais cursos de graduação da Unisanta não foram considerados nesse ciclo trienal do MEC.

Guia do Estudante: 67 estrelas em 2018

Os Cursos da Unisanta também estão entre os melhores do País, segundo a última edição do Guia do Estudante da Editora Abril. No total, foram atribuídas à Unisanta 67 estrelas, sendo 7 cursos com 4 estrelas e 13 cursos com 3.

Os cursos avaliados com 4 estrelas (de 1 a 5) foram: Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia de Produção, Engenharia Química, Pedagogia (Licenciatura).

3 estrelas – Também se destacaram os cursos de Administração,  Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas – Biologia Marinha (Bacharelado), Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Odontologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação, que receberam três estrelas do Guia. Alguns cursos mantidos pela Instituição e com os mais elevados conceitos de qualidade deixam de ser avaliados, uma vez que ainda não são alvos do ranking do Guia.

Participam da avaliação cursos superiores de instituições públicas e particulares de todo o Brasil, com exceção dos tecnólogos. Esses cursos possuem nomenclaturas diversas, por isso fica difícil para o Guia do Estudante enquadrá-los entre si, com as mesmas definições para avaliá-los.