Foto: Satiro Sodre - CBDA

*por Elizabeth Faria e Christian Miranda

Na tarde desta sexta (25), pelo Open, Gabi Roncatto volta a se destacar, com mais uma medalha de ouro, desta vez nos 200m Medley.

Na vice-liderança do Torneio Open de Natação, ao lado do Corinthians, a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) soma 80 pontos, até as provas realizadas na noite da última quinta-feira (25). O Esporte Clube Pinheiros lidera com 199 pontos.

No Campeonato Brasileiro Sênior, que acontece paralelamente ao Open, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, a Unisanta está entre as três potências da natação brasileira: Pinheiros (333), Corinthians (202) e Unisanta (134) puxam a lista dos 18 clubes participantes, vindos de vários estados, com os melhores nadadores do País.

Na manhã desta sexta-feira (25), pelo Brasileiro Sênior, Alessandra Marchioro conquistou a prata nos 100m livre feminino (55s38) para a Unisanta. Larissa Martins Oliveira, do Pinheiros, foi ouro (55s13) e Daiane Becker, do Minas Tênis, terminou em terceiro (55s45).

Na versão masculina dos 100m livre, especialidade de Matheus Santana, mais uma medalha no Brasileiro, também de prata. Santana foi vice-campeão da prova com o tempo de 49s65, seguido por João de Lucca (50s02), do Pinheiros. O ouro foi para Gabriel Silva Santos (49s01), também do Pinheiros.

A última medalha da etapa da manhã desta sexta-feira foi conquistada por Henrique Marques, que ficou com o bronze nos 200m peito, com o tempo de 2m16s67. O campeão foi Thiago Simon (2m15s05), e o vice, Felipe França Silva (2m15s25), ambos do Corinthians.

Open – Já no período da tarde, pelo Open, Gabi Roncatto volta a se destacar, com mais uma medalha, desta vez nos 200m Medley. A jovem atleta da Unisanta cravou a marca 2m15s65, conquistando a primeira colocação. Nathalia Almeida, Flamengo, ficou em segundo (2m15s56) e Florência Perotti, do Pinheiros, em terceiro (2m18s55).

Outra jovem revelação da Unisanta, Felipe Ribeiro, foi bronze nos 100m livre masculino, com o tempo 49s44. O ouro ficou com Gabriel Silva (48s60), e a prata, com Pedro Spajari (49s34), dupla do Pinheiros.

Nos 200m peito, Henrique Barbosa, também atleta da Universidade, foi o segundo melhor da prova com 2m13s25. Em primeiro ficou Thiago Simon, do Corinthians (2m10s78) e a terceira colocação foi de Caio Pumputis, do Pinheiros (2m13s95).

Os campeonatos Brasileiro Sênior e Open terminam neste sábado (26) e são as primeiras competições classificatórias para o Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste e para o Campeonato Mundial Júnior de Indianápolis, ambos da FINA, marcados para 2017.