Os autores dos sete melhores projetos receberão bolsas PIBIC e vinte terão descontos na mensalidade.

O Centro Institucional de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (CIPE) abriu o edital do Programa de Iniciação Científica 2017-2018 (PIC-Unisanta), voltado para alunos de graduação. O projeto visa incentivar o estudante à sua formação, privilegiando os alunos com bom desempenho acadêmico e os projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

Os projetos serão analisados por uma comissão interna composta por professores pesquisadores, com vasta experiência científica. Os sete melhores projetos serão direcionados para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Os demais selecionados (vinte) receberão desconto na mensalidade. A bolsa tem duração de 12 meses. Os estudantes que não forem contemplados com bolsa poderão participar como voluntários.

Um dos objetivos do programa é proporcionar ao estudante, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Como Participar? – O estudante deve elaborar um projeto de pesquisa segundo as normas científicas (introdução e justificativa, objetivos, metodologia a ser utilizada, cronograma, previsão de custos e referências bibliográficas) junto com um professor orientador. Este projeto deverá ser inserido na plataforma de pesquisa: http://pesquisa.unisanta.br/inscricoes/regulamento até o dia 3 de maio. O aluno não poderá possuir vínculo empregatício para poder se dedicar às atividades exigidas.

Após seis meses, os alunos deverão entregar relatório das atividades. Ao final dos 12 meses deverá ser entregue relatório completo, com os resultados obtidos. Os projetos deverão ser apresentados no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC).

“O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimento e de saber utilizá-lo de forma adequada”, afirma a profª. drª. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, coordenadora do CIPE da Unisanta. “A iniciação científica é considerada uma oportunidade de inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa, o que permite aprimorar sua formação em nível superior, além de obviamente iniciar a formação daqueles que apresentam vocação para a pesquisa”.

“A participação no programa de Iniciação Científica permite desenvolver profissionais mais preparados para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente, além de aproximar o aluno da sociedade, permitindo uma maior interação entre a prática e a teoria”, concluiu a profª Brigitte.

Outras informações pelo e-mail iniciacaocientifica@unisanta.br ou telefone: (13) 3202-7100 ramal 7220, de segunda à sexta das 8h30h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Veja o Edital-2017_2018.pdf.