Foi uma festa de agradecimentos mútuos entre os representantes das secretarias e diretorias de ensino e de  cultura da Baixada Santista, os representantes do Programa Nacional de de Incentivo à Leitura – núcleo Baixada Santista, bibliotecários, professores e alunos de escolas públicas envolvidas nos projetos.

As parcerias com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram elogiadas pelos órgãos públicos, ao que a reitora e a presidente da Universidade, respectivamente Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia  Maria Teixeira responderam,  agradecendo  a todos pelas mãos dadas em torno do mesmo ideal.

Lúcia  lembrou os benefícios da leitura, ”que  nos permite interpretar a vida, a arte, os objetos, os sentimentos, o afeto e  a  nós mesmos.  “À medida que lemos, nos enxergamos”. Mencionou o trabalho do escritor,  no qual   80% vem da transpiração e 20%  da inspiração. E homenageou a  todos os professores na  pessoa da coordenadora do Proler, Conceição Dante.

Sílvia Teixeira Penteado  enfatizou a importância da leitura na prática e na teoria da educação. “Todo conhecimento adquirido deve modificar a sala de aula, e isso tem ocorrido por meio da atitude reflexiva do professor, que retransmite o que aprende aos alunos”.  A reitora se referiu à coordenadora do Proler  como “líder, bandeirante e desbravadora, que levanta bandeiras em torno de leitura”.

Parceiros

A secretária de Educação de Santos,  Venúzia  Nascimento,  definiu os 20 anos do Proler como uma “presença política atuante pela democratização da leitura.  As parcerias com a Unisanta e com todos os envolvidos  são imprescindíveis para as boas práticas da leitura nos 18 municípios da Baixada Santista”, disse.  Mencionou o título concedido a Santos, de cidade educadora,  ao lado de 14  municípios, escolhidos entre mais de 500 deles, por adotarem práticas inclusivas de educação.

O Dirigente Regional de Ensino de Santos, prof. João Bosco Arantes Braga Guimarães, destacou a importância das diversas redes interligadas em torno da educação e do ato de ler,  enquanto o secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano de Oliveira Sanches,   enfatizou o papel das bibliotecas, dos bibliotecários e dos professores, que jamais serão substituídos pela tecnologia e as diversas mídias, na sua opinião.

Conceição Dante agradeceu os elogios, em nome do Proler, afirmando que sem o respaldo dos parceiros nada seria possível.  Fez um agradecimento especial  “às grandes educadoras, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia maria Teixeira, que apoiaram a criação do Proler/BS e têm apoiado esse e outros projetos de interesse acadêmico e da comunidade.

Estavam ainda presentes a Dirigente Regional de Ensino de São Vicente, Maria Nazareth Guimarães Cardoso, a Secretária de Educação de São Vicente, profª  Creuza  da  Silva Calçada, a Diretora de Educação de Cubatão,  Rosa Maria Gonçalves Apolinário, a secretária de Educação de Praia Grande, Cláudia Maximino Meireles, além de representantes de Educação e de Cultura de Mongaguá, Itanhaém, e Guarujá. Emais: Enildo Elias, do Instituto Federal do Amapá,  Maria Araujo, presidente da Academia Santista de Letras, Elizabeth Watanabe, presidente da Academia Itanhaense de Letras.

Programação

No dia 31, às 8h30, tem início o Seminário de Escritores da Baixada Santista, com a mesa-redonda “Escrever: uma arte e um desafio nos dias de hoje” – por Eduardo Velozo Fuccia; Juvenal Borges; Vinicius Batista; Viviane Pereira e Viviane Veiga Távora. Mediador: Sérgio Willians.

Encerrando o evento, às 10h, será ministrada a palestra “Multiletramento digital: OED`S (objetos educacionais digitais) e a promoção de agentes culturais”, a cargo de Guilhermina Jardim – Graduada em Letras; pós-graduada em Leitura e Produção Textual e Gestão de Projetos Educacionais. Coordenadora Nacional Pedagógica Especialista da Editora SM. A mediação será de Sandra Valeriano – Representante da DRE de Santos.

Confira os premiados

Categoria Escola:
Projeto – Almanaque Pequenos Cientistas – UME Estado do Mato Grosso, da SEDUC Cubatão.
Objetivo: Aproximar crianças da cultura escrita, por meio da leitura, desenvolvendo o comportamento leitor e investigativo. Ao se aventurarem pelo mundo da Ciência, meninos e meninas de 4 a 6 anos contam neste almanaque, do seu próprio jeitinho, várias curiosidades que aprenderam em aulas dinâmicas e significativas, por meio da leitura de gêneros textuais diversos.

Categoria Professor:
Projeto – Letramento Digital: Ejanauta – Profª Júlia Menezes Alonso – SEDUC São Vicente.
Objetivo: O Projeto EJANAUTA visa promover o letramento digital, desenvolvendo a competência leitora e escritora dos estudantes. Viabiliza o acesso à internet como meio de comunicação social e instrumento de pesquisa através de atividades diversificadas de leitura e escrita e do blog Ejanauta.
Premiados Troféu Proler categoria Professor

Categoria Biblioteca:
Projeto – Histórias da Gente – Causos do Folclore – SEDUC Santos.
Objetivo: Incentivar a leitura e a pesquisa por meio do folclore oral.
Premiados Troféu Proler categoria Biblioteca

Categoria Comunidade:
Projeto – Núcleo Gleba de Comunicação: Mediatização Sem Fronteiras – Socializando Comunidades – Ass. de Ação Cultural e Social Lizeth de Souza Freitas.
Objetivo: – Estimular o protagonismo juvenil;
– Estimular o aluno à pesquisa, leitura e à produção escrita;
– Desenvolver, através de laboratórios específicos de linguagem da comunicação experiências práticas.
Premiados Troféu Proler categoria Comunidade

TROFÉU ESCRELER
Em sua 4ª edição, o Troféu Escreler tem como finalidade valorizar a produção textual e o desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, criatividade e originalidade de estudantes de escolas públicas e particulares que cursam o EJA. Confira o resultado final:

1° lugar – Celso Eduardo da Silva Benicio – Profª Delmira Alonso – EM Dr. Gladston Jafet – SEDUC Guarujá
2° lugar – Andrea de Jesus Pires – Profª Marlene – EM Eugenia Pitta Rangel Veloso – SEDUC Itanhaém
3° lugar – Elizabete Vieira dos Santos – Profª Márcia Fernandes Amaral – EMEF Regina Maria – SEDUC Mongaguá