O Sorriso Saudável, Futuro com Esperança é um projeto humanitário de Subsídio Global da Fundação Rotária. A Unisanta é referência aos casos mais complexos atendidos na Casa da Esperança.

O Rotary Club de Santos inaugurou, nesta quarta (22), o Escovódromo e o Tomógrafo do Projeto Sorriso Saudável, Futuro com Esperança, que serão utilizados na Casa da Esperança, em Santos. O projeto prevê o atendimento odontológico das crianças e adolescentes assistidos pela instituição, de forma gratuita, bem como da população carente da região, com baixo custo.

O Rotary Club de Santos estabeleceu parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), por meio da Faculdade de Odontologia, e a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, com o apoio da Fundação Rotária do Rotary Internacional. O programa será inaugurado na presença do presidente de Rotary Internacional, John Germ (Ano rotário 2016-2017) e integra as festividades de 90 anos do Rotary Club de Santos.

A ação disponibilizará, na Casa da Esperança, uma unidade de radiologia de última geração (radiografias digitais e tomografia computadorizada), um consultório odontológico e um escovódromo, unidade fixa para a orientação sobre a correta higiene bucal, além de ações de campo em comunidades carentes.  Pacientes atendidos pelos cursos de graduação e de pós-graduação em Odontologia da Unisanta também poderão obter exames radiográficos e tomográficos a custos subsidiados na Casa da Esperança.

O objetivo é promover o atendimento odontológico preventivo e curativo, exames imaginológicos (radiografias e tomografias) para auxiliar os diagnósticos e tratamentos de patologias bucais de crianças e adolescentes carentes residentes na Baixada Santista, e que são atendidos pela Casa da Esperança de Santos.

O  projeto estima que mais de 10.000 crianças e adolescentes carentes serão beneficiados por ano, além dos pacientes que poderão ter seus exames de imagens (tomografias e radiografias digitais) realizados com baixo custo.

Para o presidente da Casa da Esperança de Santos, Dr. Roberto Luiz Barroso, a parceria é muito importante e beneficiará as crianças e a comunidade. “Poderemos estender nossos serviços na área Odontológica, com os equipamentos que serão adquiridos através da Fundação Rotária. As crianças terão atendimento gratuito. Para a comunidade cobraremos pequenas taxas para garantir a verba do atendimento das crianças. Atualmente a casa assiste crianças de forma multidisciplinar, com deficiência física e intelectual, de zero a 18 anos”, afirmou Barroso.

Atendimento – A Clínica da Faculdade de Odontologia da Unisanta é o centro avançado de referência no atendimento dos casos mais complexos de diagnóstico bucal e atendimento a pacientes especiais. “Os alunos vão prestar atendimento clínico, por meio da Clínica da Faculdade de Odontologia, com apoio e orientação do nosso corpo docente. Esse projeto vem aperfeiçoar ainda mais o nosso aluno e junta-se a tantos outros destinados à comunidade e que possuem parceria da Unisanta. Alguns pacientes da Casa da Esperança já estão sendo atendidos na Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais da Unisanta, desde 2015, como parte da parceria das Instituições. É com grande alegria que estamos abraçando mais esse projeto, que vai enriquecer ainda mais o nosso curso”, disse a coordenadora da Faculdade de Odontologia da Unisanta, Profa. Rosângela Aló Maluza Florez.

Após o exame clínico, caso seja detectado qualquer tipo de anomalia ou lesão, os pacientes serão encaminhados à Clínica da Unisanta para realização de biópsia com resultado anatomopatológico, sem custos. Esse trabalho é realizado na instituição desde 2000, na disciplina de Estomatologia. Se for detectado o câncer bucal, o paciente será encaminhado para tratamento na rede pública.

O Centro de Diagnóstico da Unisanta também auxiliará o projeto Sorriso Saudável, Futuro com Esperança. No local poderão ser realizadas tomadas radiográficas individuais que ajudarão o profissional na avaliação da profundidade e extensão de problemas como cáries, abscessos e tumores, entre outros, com uma resolução maior e mais próxima da realidade.

A Universidade possui tradição em atendimentos e participação de projetos em prol da comunidade. No último ano, foram realizados 2 milhões e 700 mil atendimentos gratuitos à população, sendo 40 mil na área de Odontologia. A instituição é certificada com o Selo Instituição Socialmente Responsável, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES).

A região já vem sendo beneficiada por outros projetos desenvolvidos pela Unisanta em parceria com o Rotary Club, a exemplo da unidade móvel fornecida pelo Rotary Club de Santos-Porto, especialmente adaptada para realizar exames preventivos de câncer bucal. Desde 2003, alunos e docentes da Faculdade de Odontologia da Unisanta utilizam o trailer em ações voltadas à população. Além da prevenção do câncer bucal, o trabalho na unidade móvel envolve a prestação de serviços odontológicos fundamentais e orientação sobre escovação.

Alunos e docentes dos cursos da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista também poderão colaborar nas ações preventivas e educativas.

Subsídio Global – O Sorriso Saudável, Futuro com Esperança é um projeto humanitário de Subsídio Global da Fundação Rotária e atende a área de enfoque Prevenção e Tratamento de Doenças. A viabilização financeira será possível graças ao comprometimento dos Clubs de Rotary do Brasil (Santos e Distrito 4420), da Alemanha e dos Estados Unidos equipados pela Fundação Rotária, além das parcerias institucionais.