Oito alunos e um professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcaram dia 15/7 para uma missão especial. Eles foram selecionados para participar do Projeto Rondon – Operação Itapemirim /2016 e realizarão atividades no Município de Vargem Alta/ES, no período de 15 a 31 de julho deste ano.

Ao longo de dois meses, os estudantes selecionados para participarem do Projeto realizaram reuniões para identificar as carências dos moradores e planejar atividades que colaborem com o desenvolvimento da comunidade local. O último encontro preparatório aconteceu nesta quarta-feira, 13/7.

Para o professor e coordenador de operações do Projeto Rondon na Unisanta, Daniel Siquieroli Vilas Boas, todos estudantes vão se surpreender, pois o objetivo do Rondon é transformar o aluno de graduação em profissionais com responsabilidade social. “A expectativa de vocês pode até ser de levar o que têm de melhor para essa população, mas podem ter certeza que vão aprender muito mais do que ensinar. Nossas capacidades técnicas e intelectuais serão pequenas perto dos ensinamentos que receberão destas comunidades”, disse o professor aos participantes desta operação, neste último encontro antes da viagem.

A atuação dos alunos será distribuída em 52 projetos de workshops, oficinas e palestras nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os oito estudantes foram privilegiados, ao serem aprovados em uma seleção restrita desde o início do edital. Para esta operação foram inscritas 145 universidades, das quais apenas 20 se classificaram, com a tradição expertise da Unisanta, que participa desde 2005 do Projeto, a Universidade foi classificada em 8º lugar.

Rondon (5)Uma das alunas mais ansiosa com a viagem, a estudante de jornalismo, Eliana Baptista Greco Ilário, aproveitou o encontro para dividir com os participantes uma das oficinas que irá aplicar no Município de Vargem Alta. “Nós vamos trabalhar o resgate da cultura quilombola e como parte deste processo vamos ensiná-los a fazer essas boquinhas de meias, chamadas de abayomi, que eram feitas por escravas nos navios negreiros para suas crianças”, explicou Eliana.

“A palavra abayomi significa aquele que traz felicidade. Abay – encontro e omi – precioso. Encontro precioso verdadeiro. Tenho certeza que será com esse espírito que vamos chegar nessa comunidade”, continuou a aluna, que também é contadora de história e vai levar essa sua experiência para as comunidades do Espirito Santo.

O aluno de engenharia civil da Unisanta, Caio Porto de Martino Cunha, também tem a expectativa de voltar desta viagem com experiências muito significativas. “Quero muito poder ajudar essa população com o que já aprendi aqui na Universidade. Porém, já conversei com participantes de outras operações e eles me disseram que voltarei uma nova pessoa desta viagem. E acredito que aprenderei muito com todas as vivências que acontecerão”, falou Cunha.

Coordenados pelo professor Siquieroli, participam os alunos Alexandre Hiroki Oshiro (Direito), Caio Porto de M. Cunha (Engenharia Civil), Eliana Baptista Greco Ilário (Jornalismo), José Mendes Rodrigues (Odontologia), Rodrigo Henrique Ruschel (Engenharia de Petróleo), Philipe Bolzan de Souza (Ciências Biológicas), Hebert S. da Silva (Farmácia) e Keila Marques Gonçalves (Farmácia).

Rondon – O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.