Unir os ensinamentos aprendidos em sala de aula com a responsabilidade social foi o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos então alunos de Engenharia Mecânica, André Giraldez Gadanha, Igor Antonio Pereira dos Santos, Kauê Pinheiro Lena, Maikel da Rocha Bicca, Said Abdul Rahman e Tadeu Domingues da Silva Antunes.

Eles projetaram e desenvolveram uma cadeira de rodas para atender Kauã Santana de Freitas, menino de 11 anos, portador de paralisia cerebral, que sonhava em participar de corridas de pedestrianismo conduzido por seu avô. O TCC multidisciplinar foi orientado pelos professores Carlos Alberto Amaral Moino e José Carlos Morilla (Engenharia) e pela professora Alda Paulina dos Santos (Ergonomia).

Para desenvolvimento e confecção da estrutura da cadeira, foram utilizados os conhecimentos obtidos durante a graduação de Engenharia Mecânica, no quesito eficiência, e os de Ergonomia, na questão de conforto.

De acordo com Tadeu Antunes, o projeto foi estudado com foco para a cadeira ser um modo de transporte passivo, atendendo às normas ergonômicas da NR17, envolvendo as medidas corporais específicas do usuário. “Além das dimensões da criança, foram consideradas as dimensões do avô, visando à segurança e à adaptação ergonômica do projeto para ambos e desempenho eficiente na corrida”, afirma o ex-aluno.

Tadeu lembra que o grupo pode aplicar no projeto vários pontos estudados na Faculdade. “Nós dividimos o grupo, uns ficaram responsáveis pelo desenho, cálculo; outros, pela idealização e até mesmo pela procura de patrocínio”.

Elogios em Congressos – Igor Antônio Pereira dos Santos conta que o projeto já foi apresentado e elogiado em alguns congressos nacionais como o COBRIC e o CONIC e que um dos pontos de destaque foi a manutenção e custo-benefício do produto. “No mercado, uma cadeira similar tem um custo muito alto. Fizemos o nosso projeto com peça simples para baratear e facilitar a manutenção, caso ocorra algum problema no futuro”.
Para uma das orientadoras, Alda Paulina dos Santos, é muito gratificante ver os alunos “transformando os conhecimentos em ações, em projetos”. “Fiquei bem emocionada, mesmo com mais de vinte anos de experiência”, afirma.

Muito entusiasmado, o avó de Kauê, Bonfim Alves dos Santos, diz que ele e o neto esperaram ansiosos o momento de testar a cadeira. “Nos emocionamos muito, para mim são duas vidas que se iniciam. Tenho outros netos, mas este é muito especial. Vivo por ele”. Bonfim, que é atleta amador, conta ainda sobre os próximos passos da dupla. “Queremos participar primeiro da prova de 10km de A Tribuna, dos 7km da VTV, seguir para a meia maratona em Praia Grande e chegar até a São Silvestre”.

Maikel da Rocha Bicca finaliza destacando o quanto é gratificante poder ajudar o próximo com este tipo de trabalho. “Entramos de cabeça mesmo, batalhamos muito. E graças a Deus fechamos com chave de ouro e podemos ver uma família feliz”.