Encontro Proler
Encontro Proler

Preparador físico e mental de grandes atletas como o falecido piloto Ayrton Senna, do atual Mika Haikkinen, Patrícia Medrado, Jaime Oncins, entre outros nomes como dos empresários Almicare Dalevo, Abílio Dinizs e Átila Francucchi, o Professor Nuno Cobra Ribeiro será um dos palestrantes do XIV Encontro Anual do Proler/BS – Unisanta, a ser promovido dias 24 e 25 de novembro, pelo Proler/Baixada Santista/Unisanta.

Cobra Ribeiro falará sobre o tema Semente da Vitória, dia 25, às 10 horas. Após a abertura oficial dia 24, às 9 horas, com as presenças da Reitora da Universidade Santa Cecília, Profª. Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, da Diretora-Presidente, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, de dirigentes de Ensino e de Secretários da Educação da Baixada Santista, haverá a entrega do Troféu Proler aos melhores projetos de leitura nas categorias escola, professor e comunidade, às 11 horas, no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8.

O Encontro será promovido pelo Proler Baixada Santista/Unisanta, com apoio da Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura, nos dias 24 e 25 de novembro. O tema central será Proler e as Políticas Públicas – caminhos da cidadania.

Às 14 horas do dia 24 haverá a palestra “Hipertextualidade na leitura convencional: sonho ou desafio?”, a cargo da Profa. Ms. Marise Miglioli Lorusso, mestre em Comunicação Social e Master em Informação Digital e do Conhecimento.

Dia 25: palestras e minicursos –

“Leitura e Escola: missão (im)possível? Uma reflexão sobre processos de leitura no ambiente escolar” é o tema da primeira palestra do dia 25, às 8h30. Quem ministra sobre o tema é o Prof. Ms. Artaxerxes T. T. Modesto, graduado em Letras e Pedagogia, mestre em Letras – Língua Portuguesa, pela USP.

Após o café das 9h45, começa a última palestra do dia, às 10h: “Semente da Vitória”, com o Prof. Nuno Cobra Ribeiro, que hoje desenvolve programas de qualidade de vida em grandes empresas.

Minicursos

A partir das 14h do dia 25 começam os minicursos. São eles:

“Promoção automática e Progressão continuada também se aplica à Educação Especial? Isso é bom ou ruim?” será o tema do Prof. Ms em educação pela PUC, Gilberto Ghiuro Júnior, da Unisanta.

“Formação de leitores, uma conquista da afetividade!” será abordado por Denise Cristina Ganança, escritora, contadora de histórias e psicopedagoga pela Unisanta.

“Toda criança é príncipe ou princesa” estará a cargo da Profª Teresa Emília Giangiulio.

“Pagu além do mito” será o tema da pedagoga e escritora Regina Alonso.

“Vamos ubuntar? – uma proposta de educação pela paz!”, pela Profa. Roberta Bruno Couto, pedagoga, coordenadora geral do Centro de apoio e formação continuada – SEDUC/Cubatão.

“Piaget e a produção do aluno de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Profa. Sandra Maria Bezerra da Silva, psicóloga, pedagoga, especialista em Neurolinguistica.

“Poetando e Cantando: um outro jeito de animar a leitura que desvenda e constrói o conhecimento na escola”, Profa. Ana Maria C. Canéo, graduada em Educação Musical pela PUC/SP e Educação Artística pelo Instituto Musical São Paulo.

“Compartilhando vivências e refletindo sobre a Educação de Jovens e Adultos”, Profa. Maria Aparecida Anversa , pedagoga, psicopedagoga, Ms. e Doutoranda em Psicologia da Educação e Kátia Cilene de Oliveira, pedagoga e psicopedagoga.

“Apimentando o prazer de ler”, a cargo da Profª Eliane Pimenta, membro Conselho de Leitores do Jornal A Tribuna, multiplicadora formada pelo Projeto Mudando a História e do Programa Virando a Página.

A poesia na sala de aula”, Profª Regina Maria Braga, com especialização em Linguística e Literatura Brasileira e autora do livro “Construindo o Leitor Competente, assessora pedagógica da Global Editora.

Bibliotecas na era digital: ferramentas de auxílio ao leitor, por Maria Angélica Beraldo Suzuki, graduada em Biblioteconomia e Letras e Cibele F. de Oliveira, graduada em Biblioteconomia pela UNESP com especialização em livros raros e antigos Universidade Complutense de Madri.

As inscrições para o Proler deverão ser feitas obrigatoriamente no site. Dia 25, os inscritos deverão escolher um dos minicursos: http://www.prolerbsunisanta.com.br

Com esse encontro, o Proler/Baixada Santista/Unisanta estará comemorando 16 anos.