A sessão do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa do Estado acontecerá nos dias 15 e 16 de dezembro e Pedro Jonas será o único representante da Baixada Santista, na Capital. Seu projeto é sobre as ressacas que têm ocorrido na Baixada Santista.

colaborou: Erika Alencar

Pedro Jonas, aluno do 2º ano Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, estava entre os homenageados com certificados de Honra ao Mérito entregues nesta quarta-feira (23/11) pela direção do Complexo Educacional Santa Cecília.  Como deputado por um dia, ele apresentará projeto na área de Agricultura e Meio Ambiente, a respeito das ressacas no litoral,  com a orientação do professor de História, João Carlos Pereira de Souza Oliveira.

“Representar o Colégio foi uma grande honra. Para ser sincero, eu não esperava isso logo de primeira, mas a partir do momento que eu ganhei, eu me senti muito honrado e feliz e ao mesmo tempo com um frio na barriga pelo fato de estar carregando no nome do Colégio, da cidade e das pessoas que confiaram em mim”, afirmou  Pedro, ao receber sua homenagem nesta quarta.

Ressacas – A ideia de fazer o trabalho sobre as ressacas surgiu com os primeiros problemas que ocorreram em agosto e a partir daí ele viu  que é necessário que a Cidade, o estado e nação tomem medidas preventivas para proteger o nosso País.  “É preciso reunir informações e olhar a Constituição”.

“Tenho me apaixonado pela carreira política. Quando entrei no Ensino Médio pensava em fazer Medicina, mas já estou na dúvida entre Medicina e Direito, quem sabe. Penso em seguir carreira política porque é uma área apaixonante. Quando você entra e começa a aprender com ela você se apaixona e não quer mais sair”.

Para o jovem estudante. o Colégio Santa Cecília teve 100% de participação em sua conquista. “Os professores me apoiaram e me incentivaram, mostrando os primeiros caminhos. Trocamos ideias, fizemos o projeto juntos, somos uma grande família”.

“Pode ter certeza que no ano que vem terei muito mais conquistas do que neste ano”.  De acordo com o professor João Carlos, a proposta de Pedro é bem atual, porque faz relação com as questões da maré, da intervenção da maré junto à Cidade e junto à área urbana.

“Ele fez um projeto de lei que tem como objetivo dar novas responsabilidades ao governos municipais, como por exemplo, criar um sistema de alerta, integrar os órgãos de assistência, de segurança, hospitais, etc, para que, quando ocorra um evento desta proporção, toda a população esteja avisada, e, ao mesmo tempo, todos esses órgãos estejam preparados para minimizar riscos e principalmente, proteger vidas humanas.”

Durante o período de pesquisa, Pedro teve a colaboração do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), referência na Região neste tipo de evento.

Esta não é a primeira vez que o aluno é destaque em questões políticas. No começo deste ano, Pedro foi escolhido pela Câmara Municipal de Santos para participar do Projeto Câmara Jovem de Santos.

A escolha para o Parlamento Jovem se pautou na análise de projetos de lei apresentados pelos candidatos, considerou a adequação formal, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência, originalidade e condições de aplicação efetiva.

A seleção dos parlamentares jovens é realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.

Para o ano que vem, Pedro pretende tentar o Deputado Federal e quem sabe ter mais uma etapa de sucesso e levar o nome da cidade e do Colégio comigo.

Confira a lista de homenageados nesta quarta-feira pela Reitora, Sílvia Teixeira Penteado e pela presidente Lúcia Maria Teixeira.

Área acadêmica

– Melhor redação – Câmera Educação: Amanda Vaz Vedovate 9º D

– Curso em Portugal – “Escola de Verão –  Física”:  Maria Laura Patella Couto

– Olimpíadas de Matemática – 2ª Fase: Daniel de Nero Casselli 3ª C

– Olimpíadas de Ciências Química/Física 2ª Fase: Ana Julia Mastelari De Lima Brandi 2ª A e Fernanda Cristina Pereira 3ª D

– Olimpíadas de Física – 2ª Fase: (Anna Julia Mastelari De Lima Brandi 2ª A; Juliana Rocha Homsi 2ª E; Lara Caetano Pereira 2ª E; Amanda De Freitas Galasso 3ª C; Daniel Del Nero Casselli 3ª C; Fellipee Galacho Pimentel 3ª B; Fernanda Cristina Pereira 3ª D e Caio Engler Mendes 9º A)

– Grupo de Teatro: Premiado pelo Festival Estudantil  (Festes) com a peça Timothy (25 atores). Eles receberam certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Cultura de SantosO grupo apresentou o espetáculo Timothy, uma homenagem ao cineasta Tim Burton, e ficou entre os melhores do Festival – categoria Ensino Médio.

O evento foi realizado em outubro, no Teatro Guarany, e contou com a apresentação de escolas municipais, estaduais e particulares dos Ensinos Fundamental e Médio de toda a Baixada Santista.