Nesta quinta-feira (28/4),   o mar permanece agitado com ondas de aproximadamente 1,70 metros às 15h00. Na sexta-feira, amanhã (29/04), as ondas atingirão 1,90m, às 18h00. A informação é do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O Núcleo emite boletim diário sobre a previsão de ressaca na Cidade. (Na quarta, quando a ressaca arrebentou parte da mureta na Ponta da Praia e bloqueou avenidas, entre outros transtornos, a elevação do mar atingiu cerca de 1.5 metros no mar com picos de ondas de 4 metros, segundo os meteorologistas).

Em operação desde 2015, o NPH previu para quarta-feira passada a chegada de ondas intensas e a elevação do nível médio do mar ocasionada pela ação dos ventos, conhecida também como maré meteorológica. As previsões do Núcleo são divulgadas diariamente em boletim diário aos órgãos públicos competentes. Visando contribuir para maior segurança da navegação em Santos, a Universidade implantou uma ferramenta de modelagem numérica em modo operacional com previsões de marés, correntes e ondas para a Baía e Estuário de Santos em tempo real.

Por meio de um software denominado AQUASAFE, modelos e sensores são integrados para fornecer em tempo quase real informações das condições atuais e previsões da hidrodinâmica local. Diariamente os resultados calculados por meio dos modelos numéricos em operação pelo NPH são comparados com os dados dos sensores de marés e ondas registrados pelas estações da Praticagem disponibilizado ao NPH, em tempo quase real, por meio de convênio entre Unisanta e a Praticagem.

Estes boletins divulgados aos parceiros da Unisanta são resultados de um projeto em andamento financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e encontra-se em fase de finalização, cujo objetivo entre outros, é fazer previsão da altura da maré meteorológica e ondas na Baía e região estuarina de Santos já em operação.

Pretende-se assim aumentar e melhorar a capacidade de fornecer diagnósticos e prognósticos das condições locais do mar, precaver a população e autoridades locais e alertar sobre a importância e a necessidade deste tipo de informação prévia, além de servir como uma base de dados, integrando diversas informações em um único local.

“Através dessa ferramenta, já é possível no estágio atual do projeto fornecer diariamente e de forma automática, relatórios, prognósticos e alertas para condições pré-estabelecidas como relevantes para cada usuário do sistema, auxiliando o planejamento de operações e a tomada de decisão. Ou ainda, permitir, quando necessário, a otimização futura de coleta de dados, gerando e fornecendo sistematicamente informações ambientais em toda a área do domínio do modelo, explicam a coordenadora do Laboratório, a professora Alexandra Sampaio e o professor Renan Braga Ribeiro, também pesquisador do NPH.

Alerta aos gestores

Explicam os pesquisadores que, como essa é uma ferramenta nova, os gestores ainda não estão familiarizados com o potencial de informações que pode ser extraído deste tipo de sistema. “Embora as informações já estejam disponíveis para o planejamento, falta ainda elaborar em conjunto com os gestores uma sistemática de incorporação deste tipo de ferramenta nas operações diárias pelos municípios, por exemplo”.

“Quando se alimenta os modelos com dados de monitoramento em tempo quase real, é possível comparar seus resultados, apurar sua confiabilidade e fornecer diagnósticos e prognósticos que auxiliem, por exemplo, a navegação, as obras costeiras, o monitoramento ambiental e até mesmo a população, como aplicado em outras regiões costeiras do mundo”, completa a engenheira. Em Santos, temos uma situação privilegiada, uma vez que este sistema implantado está funcionando e seus resultados são comparados com dados locais continuamente, o que permite avaliar sua confiabilidade 24 horas por dia. Atualmente as previsões de altura da maré para região alcançam o nível de confiabilidade superior a 95%.

Para o dia de hoje (28/04), segundo os resultados do modelo, o mar permanece agitado com ondas de aproximadamente 1,70 metros às 15h00 e na sexta-feira (29/04) as ondas atingem 1,90m às 18h00.

Link com as previsões emitidas diariamente:

Dois dias antes do evento 25/04

Um dia antes do evento 26/04