A alta direção da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Teixeira Furlani e Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e o diretor da Faculdade de Administração, Prof. Júlio Simões Jr.

Instalado nesta sexta-feira (18), o Núcleo atenderá,  em uma segunda fase, empresas e a comunidade, com serviços de assessoria e consultoria

Alunos e ex-alunos de todos os cursos da  Universidade Santa Cecília (Unisanta) começarão a ser atendidos pelo Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras (NDC) a partir de segunda-feira (21/5), para orientação de currículos e posturas em entrevistas de emprego, com agendamento prévio de horários e encaminhamento de currículo pelo email ndc@unisanta.br.

O NDC funcionará no prédio onde está o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese), na Rua Soares de Camargo, 31, segundo andar. Essa nova ferramenta de apoio aos acadêmicos e egressos da Unisanta foi  instalada nesta sexta-feira (18), no Consistório, com a presença de representante do SEBRAE, da alta direção, diretores e coordenadores dos cursos.

A reitora, profª  Sílvia Teixeira Penteado, cumprimentou a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis pela iniciativa, ressaltando que os trabalhos do NDC serão ampliados, em uma segunda fase, para a comunidade e consultoria de empresas, além  de pesquisas em caráter multidisciplinar, visando uma prospecção da região e de seu entorno.

Prof. Leonardo Ficheira, docente da Unisanta e representante do SEBRAE

“Mais uma vez a Unisanta saiu na frente”, afirmou a presidente da Unisanta, prof.a Lúcia Teixeira Furlani. Elogiou a iniciativa da profª Maria Cristina Pereira Matos, “ótima pesquisadora e muito querida por seus alunos”. Foi dela a ideia do Núcleo, com apoio do diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Júlio de Simões Júnior.

O representante do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), prof. Leonardo Fichera, parabenizou a iniciativa da Universidade, que beneficiará, na segunda etapa, também as micro e pequenas empresas, por meio do banco de currículos. Ele representou o gerente regional Paulo Sérgio Frangosi.

Âncora de Carreiras
Maria Cristina referiu-se à necessidade do candidato a emprego ter uma “âncora de carreira”, um norte para se guiar no primeiro emprego e também vislumbrar os próximos passos em sua trajetória profissional, diante de propostas novas ou desejo de mudar de emprego.

Profª Maria Cristina Pereira Matos, idealizadora do Núcleo

Autora de um Manual com três modelos de currículos para alunos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, onde leciona e pesquisa, Maria Cristina Pereira Matos lembrou que modelos de currículos diferenciados serão disponibilizados pelo NDC, para atender candidatos a empresas de outras áreas.

A orientação aos alunos e egressos quanto a currículos, dinâmicas de grupo e  posturas  será gratuita. Com relação a cursos livres, de pequena duração, serão cobradas taxas de administração, para certificados.

Os currículos, após análise, comporão um banco de dados que ficarão disponíveis inicialmente a cerca de duas mil  empresas conveniadas da Unisanta  e de outras que venham a necessitar de pessoas capacitadas.  Posteriormente,  a assessoria e a consultoria se ampliarão para a comunidade em geral.

 Horários de atendimento

Os interessados devem enviar seus currículos para análise do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras pelo e-mail ndc@unisanta.br .   O agendamento para atendimento pessoal será marcado em um destes horários: às quartas-feiras, das 11 às 13 horas e das 19 às 21 horas;   e às quintas, das 16h45 às 21 horas.

Eles serão orientados por professores especializados em Gestão de Pessoas. A idealizadora do Núcleo,  profª drª Maria Cristina Pereira Matos, tem mestrado
e doutorado na área de Recursos Humanos. Participam da equipe o psicólogo Aurélio Moschin,  professor especialista da Pós-Graduação da Unisanta em Metodologia de Pesquisa e Trabalhos Científicos e Recursos Humanos  e a prof.ª Ms. Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto, professora da Graduação e de Pós em Gestão de Pessoas.

“Esse tipo de prestação de serviços é o primeiro do gênero a ser ofertado em âmbito acadêmico na Região Metropolitana da Baixada Santista e os profissionais que darão atendimento são docentes que acumulam experiência profissional de mais de vinte anos na área de Recursos Humanos, além da docência no ensino superior e Pós-Graduação”, ressalta o prof. Júlio Simões Jr. , diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Multidisciplinar

Diretores, coordenadores e docentes prestigiaram o evento

O Núcleo não se restringirá ao atendimento acadêmico, mas fará pesquisas sobre as carreiras mais solicitadas pelo mercado, dentro de uma proposta multidisciplinar e científica. O Regulamento do NDC deixa clara sua Missão, de prestar serviços de qualidade na área de Recursos Humanos que possam agregar os acadêmicos, egressos e a comunidade em geral, além de propiciar “melhor preparo para as oportunidades junto ao mercado de trabalho, conduzindo-os pelos caminhos da responsabilidade socioambiental, dentro dos princípios e valores éticos”.

Os candidatos a empregos serão orientados também a como se comportar nas entrevistas, diante de questionamentos como:  “Onde você pretende estar daqui três ou cinco anos? Por que você quer trabalhar nesta empresa? Como pode contribuir com esta organização? O que você considera que esta empresa pode lhe proporcionar?

“Caso o candidato não tenha resposta assertiva para algum desses questionamentos, isso poderá eliminar suas possibilidades de continuar no processo seletivo. Logo, a prática vem demonstrando que o candidato que não tem definido seu projeto profissional tende a ser menos competitivo na busca de suas oportunidades profissionais”, destaca do Regulamento do NDC.

O Núcleo proporcionará estágios para os alunos do curso de Administração, Pedagogia e afins, com interesse em desenvolver competências para atuar na área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas.

Cursos livres e coaching

Haverá cursos livres sobre formação de lideranças, desenvolvimento para trabalho em equipe, inteligência social, inteligência emocional, responsabilidade social e gestão de conflitos, entre outros.

O processo de coaching é direcionado para auxiliar as pessoas a descobrir e a desenvolver seu talento. Não se trata de treinamento para algum cargo, mas contribuir para o desenvolvimento de liderança. “O coaching não se estabelece em apenas um encontro ou sessão. São necessárias  no mínimo cinco reuniões. Por se tratar de atendimento a ser feito por profissional especializado, esse tipo de serviço  será cobrado por sessão, a preços diferenciados aos alunos da Unisanta.

Para empresas

Em uma segunda etapa, o NDC poderá prestar os seguintes trabalhos de consultoria junto às empresas, além de disponibilizar Banco de Dados com currículos dos acadêmicos e coaching : processo de recrutamento e seleção, avaliação psicológica para processo de seleção, emissão de laudos psicológicos, avaliação de potencial (competência e habilidades para cargos futuros), levantamento de necessidade de treinamento, elaboração e implementação de programas de treinamento organizacional, descrição e análise de cargos, elaboração de plano de carreira e pesquisa de clima organizacional.