De acordo com os modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), há previsão de maré elevada nos próximos dois dias atingindo valores superiores a 1,8 metros (Figura 1). O ápice da maré acontecerá no dia 13/04, às 15h30 com 1,82 metros, entretanto às 3h20 da madrugada desta quinta-feira, a maré pode superar 1,7 metros. No dia seguinte (14/04) alcança 1,66 metros às 3h40.

Com relação à agitação marítima, a previsão é de ondas moderadas oriundas do quadrante sul e superiores a 2 metros na zona costeira e superiores a 1,7 metros na Baía de Santos. Na manhã de hoje, através dos sensores da Praticagem de São Paulo, foram observadas ondas de 1,25m, às 7h, e a previsão é que essa condição se mantenha para os próximos dois dias.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias e informam que, se a previsão de hoje se mantiver, há a possibilidade de alagamento das vias públicas ocasionado principalmente pela elevação da maré, podendo ser agravado caso ocorram chuvas intensas. Contudo, não estão previstos grandes impactos das ondas nas estruturas urbanas.
Mais detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 14h de quarta-feira (12/04/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Ilha das Palmas. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.