As previsões numéricas de marés, ondas e correntes em tempo real podem ser consultadas no endereço do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília, nph.unisanta.br. A divulgação,  na Internet pelo Núcleo,  complementa o que já vem sendo feito para a Defesa Civil de Santos e demais autoridades há mais de um ano, visando auxiliar as medidas preventivas para evitar maiores problemas à população.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas – NPH da Universidade Santa Cecília acaba de acrescentar mais um serviço à comunidade: o acesso da população, em tempo real, pela Internet, do trabalho pioneiro que já existe há pelo menos dois anos, com previsões a partir de modelos operacionais de marés, correntes e ondas às autoridades, bem como boletins informativos com antecedência de dias sobre o fenômeno das ressacas e demais ocorrências no mar.

O acesso às previsões na Internet poderá ser acompanhado pela população em tempo real no site nph.unisanta.br, a partir desta sexta-feira, às 16 horas.

Pesquisas contínuas – “Este trabalho de previsão hidrodinâmica é fruto de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), mas esse é um tema de pesquisa contínua do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, fundado e em atividade desde 2000”, explica o biólogo Renan Ribeiro e a engenheira Alexandra F. P. Sampaio, coordenadora do Núcleo há cinco anos.

A equipe do NPH tem divulgado há mais de um ano, como medida rotineira aos poderes públicos e instituições parceiras, previsões de nível do mar (maré) com até quatro dias de antecedência e de agitação marítima (ondas) com até cinco dias de antecedência.

Devido a sua importância e confiabilidade, tais previsões vêm sendo utilizadas pela Praticagem de São Paulo, pela Defesa Civil do município de Santos e, mais recentemente, pela Defesa Civil do município de São Vicente, entre outras entidades, acrescentam.

Boletins – O acesso às informações meteorológicas e oceanográficas se dá por intermédio de uma ferramenta computacional, o AquaSafe, programado para emitir boletins automáticos diários por email para essas entidades. Além dos boletins automáticos, quando há a previsão de um evento extremo, como as ressacas, a equipe do NPH emite boletins extraordinários para as entidades e para a mídia, com intuito de transmitir a informação preventiva para a população.

“Neste ano, por exemplo, foram emitidos 14 boletins extraordinários antecedendo as ressacas ocorridas na região. Por conta dessa atuação pioneira e experiência adquirida, a equipe do NPH foi convidada a participar da preparação do Plano de Preventivo da Defesa Civil Estadual sobre ressacas. Além disso, na manhã de quinta-feira (17/11), o NPH apresentou esse trabalho de previsão de ressacas na Oficina Preparatória para Operação Verão da Defesa Civil Regional da Baixada Santista (REDEC/I-2).

Internacional – Desde 1992, a equipe do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas – NPH desenvolve estudos na região costeira do Estado de São Paulo. O NPH ao longo desses anos desenvolveu trabalhos de investigação em âmbito nacional e internacional, relacionados à simulação hidrodinâmica em zonas costeiras, qualidade da água, dispersão de efluentes, transporte de sedimentos, produção de nutrientes, entre outros. Com atuação na Baixada Santista, prestou serviços de consultoria a clientes como a CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo, Terminal Portuário de Guarujá, Prefeitura Municipal de Santos e outros.

Também coordenou em Santos o Projeto Ecomanage em cooperação com Instituições de Ensino e Pesquisa, situadas na América Latina e na Europa com o apoio financeiro europeu (www.ecomanage.info).

Atualmente possui convênios de cooperação técnica com a SABESP, Praticagem do Estado de São Paulo, Marinha do Brasil e projetos com o apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista.

Ressaca moderada terá um pico no final da tarde e início da noite desta sexta (18/11), informa a Unisanta