NPH – Unisanta informa: Previsão de ondas moderadas e ventos intensos na Região neste final de semana

204

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) informa que há previsão de ondas moderadas atingirem a região da Baixada Santista por volta do início da manhã de sábado (18/03) associadas a ventos intensos previstos para a região costeira sul-sudeste do país.

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão para o sábado é de ondas oriundas dos quadrantes sul e sul-sudoeste superiores a 2,0 metros na zona costeira e superiores a 1,7 metros na Baía de Santos. No domingo a previsão para altura das ondas é similar ao sábado, entretanto com ondas oriundas principalmente do quadrante sul e sul-sudeste. Além das ondas, há previsão de ventos intensos em toda a região costeira da Baixada Santista, segundo os institutos de meteorologia.

Entretanto, apesar da previsão de ondas moderadas e ventos intensos, pelo fato de estarmos em um período de maré astronômica de quadratura, mesmo com uma previsão de maré meteorológica elevada com base nos modelos do NPH-Unisanta, o nível total da maré não deve ultrapassar os 1,7 metro no sábado e 1,5 metro no domingo.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 18h de quinta-feira (16/03/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para o sábado (18/mar. 12h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Ilha das Palmas. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.