Além de garantir o título de campeão brasileiro da prova, o fundista da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Luiz Rogério Arapiraca, melhorou sua marca recorde sul-americana para os 1500 metros nado livre, nadando para 15m12s69, na manhã desta terça-feira (3), no primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk.

Disputada no Parque Aquático Julio De Lamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, a prova teve como vencedor o tunisiano Oussama Mellouli, que bateu o recorde de campeonato, marcando 15m08s22, nadando pelo Sport Club Corinthians Paulista, de São Paulo.

Como a primeira posição pertenceu a um atleta estrangeiro, Arapiraca, mesmo na segunda colocação na prova, subiu ao degrau mais alto do pódio, por ser o primeiro brasileiro a completar a distância. Lucas Kanieski, que já pertenceu a UNISANTA, foi o terceiro, marcando o tempo de 15m21s05. Hoje ele nada pelo Minas Tênis.

Já na prova mais longa do dia pela categoria feminina, os 800 metros nado livre, a também nadadora da UNISANTA, Ana Marcela Cunha, campeã mundial dos 10 km em águas abertas, conquistou o vice-campeonato brasileiro, ao nadar para 8m48s55.

Ana foi a terceira melhor na prova, mas ascendeu a segunda posição e conseqüente vice-campeonato nacional já que a primeira posição pertenceu a espanhola Mireya Belmonte, do Flamengo, que nadou para 8m40s77, voltando ao palco onde foi campeã mundial júnior nos 400m livre e 400m medley, em 2006, na primeira edição desta competição da FINA. Poliana Okimoto, do Corinthians, com 8m41s99, foi a campeã brasileira da prova e segunda a completar a distância.