Música  para todos os gostos, de Pixinguinha e  Adorinan Barbosa,  ao saudoso Leonardo Cohen (Aleluia); de Milton Nascimento, Giacomo Puccini  a Andrea Bocelli, os instrumentistas e a cantora lírica Giovanna Maira  empolgaram o público.

Momentos de emoção e gratidão, durante as homenagens aos professores, aos atletas, funcionários e ex-colaboradores, e de encantamento, pela música da Orquestra Filarmônica do SENAI-SP, deram o tom à festa dos 55 anos realizada na manhã deste sábado (19/11), no auditório do Bloco E da Universidade.

O dr. Paulo Lopo Saraiva, Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério de Justiça,  reverenciou os 55 anos da Instituição com um gesto simbólico, para representar os avanços da Unisanta na área acadêmica: entregou,  à Alta Direção,  o documento original da OAB,  que avaliou a criação do curso de Direito, há 20 anos.  “Hoje  eu retorno para reencontrar essa personalidades que marcam a historia do Direito”, afirmou.

“Sempre que venho à Unisanta eu tenho uma aula de amor, de trabalho e de família, eu volto renovado”, declarou o presidente da OAB Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues, ao entregar uma placa à família Teixeira.

Reconhecimento – O secretário de Esportes de Santos, ex-aluno da Faculdade de Educação Física da Unisanta, Alcídio Michael Fernandes de Mello, representou a prefeitura,  destacando o reconhecimento da Cidade  pelo trabalho da Instituição nas áreas educacional e esportiva.

A presidente do Complexo Educacional, Lúcia Maria Teixeira, agradeceu a todos os que ajudaram e ajudam a fazer a história da Unisanta, e os que ali estavam representados por seus familiares. Citou os jovens, que continuam a construir histórias e são responsáveis pelas mudanças e o crescimento, que está no caminho, e necessita ser marcado por “dedicação, amizade e comprometimento”.

Ao mencionar os funcionários, os atletas e paratletas olímpicos   e “os que já partiram”, o Pró-Reitor Marcelo Teixeira declarou que ali estava sendo feito um reconhecimento pelo trabalho de todos que ajudam a preservar a história da Unisanta. Como exemplo da seriedade e de transparência da Instituição, Marcelo mencionou um caso de um familiar que foi reprovado no curso Colegial da Unisanta, e teve que fazer exames novamente.

A Reitora, Sílvia Teixeira Penteado, disse que poucas instituições de ensino conseguem reunir tantos colaboradores com tantos anos de Casa. “Essas pessoas estão aqui, em suas funções, porque se mantêm atualizadas. Hoje estamos aqui para aplaudir os que cumprem ou cumpriram suas missões”.

A Pró-Reitora Acadêmica Zuleika de Almeida Senger Gonçalves agradeceu em nome dos funcionários homenageados.

O SENAI, representado pelo Diretor  Técnico Ricardo Figueiredo Terra, entregou  placa à alta direção do Complexo Educacional Santa Cecília pelos 55 anos da Instituição. E a Unisanta retribuiu a homenagem ao SENAI, “parceiro desde a fundação da Faculdade de Engenharia”, por meio do diretor dessa Faculdade, o engenheiro Antônio Sales Penteado, do prof. Aureo Pasqualeto Figueiredo, acompanhados dos alunos Rodrigo Galhego e  Guilherme Cardoso, vencedores do Prêmio Neorama de Empreendedorismo e Inovação 2016).

O evento teve ainda a presença de ex-alunos que hoje ocupam cargos de destaque no mercado de trabalho, em institutos de pesquisas científicas, nas áreas acadêmica e política, representando todos os cursos de gr

Esporte homenageado – Foram homenageados Matheus Santana, Gabrielle Roncatto e Tales Cerdeira (natação); Poliana Okimoto – medalha de bronze e Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas); Gideoni Monteiro (ciclismo). Além dos atletas paralímpicos: Carlos Farrenberg – prata (natação); Israel Stroh – prata (tênis de mesa); Lauro Chaman – prata e bronze (ciclismo); Soelito Gohr (ciclismo); Márcia Fanhani Gonçalves (ciclismo) e Mariane Ferreira (piloto de Márcia no ciclismo).

E mais: os técnicos: Márcio Latuf (natação e maratonas aquáticas); Ricardo Cintra (maratonas aquáticas); Renato Bartholo (natação); Guilherme Simões (tênis de mesa); Claudio Diegues (ciclismo) e o professor Marco Antonio Ferreira Alves (equipe técnica).

A Orquestra – Fundada em 2006 e formada por alunos do SENAI-SP, a Orquestra Filarmônica SENAI-SP é dirigida pelo maestro Thomaz Ferreira Martins, regente titular e diretor artístico. Seu repertório abrange diversas possibilidades estéticas e períodos históricos, de Bach e Villa-Lobos até Pixinguinha e Tom Jobim.

Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo, a cantora lírica e compositora Giovanna Maira  foi um dos pontos altos da festa. Deficiente visual desde um ano e dois meses de idade, Giovanna teve contato com a música já aos três anos, quando iniciou os estudos de piano. Hoje, aos 30 anos, a soprano emociona a todos que prestigiam suas apresentações.

Foram interpretadas as músicas:

– Sinfonia Nº. 9 Op. 95 “Sinfonia do Novo Mundo” (Antonín Dvořák)

1. Allegro con fuoco

– Nessun dorma (Giacomo Puccini)

– Aleluia (Leonard Cohen)

– Carinhoso (Alfredo da Rocha Vianna, Pixinguinha)

– My Way (Claude François/Jacques Revaux/Paul Anka)

– Phantom of The Opera Theme (Andrew Lloyd Webber)

– Ave Maria (Charles Gounod)

– Tributo a Adoniran Barbosa (Trem das Onze – Samba do Arnesto – Tiro ao Árvaro) arr. ThomazMartins

– Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) arr. Nelson Ayres

– Con te partirò (Andrea Bocelli)