Quadros em óleo sobre tela, guaches e peças de cerâmica  fazem parte do acervo do pintor admirado em todo o mundo.

Até o dia 30/5, será possível conhecer algumas das obras do renomado artista plástico Armando Sendin, doadas em 2014 à Universidade Santa Cecília (Unisanta). Fazem parte do acervo da Instituição 25 quadros e cinco cerâmicas, algumas com a primorosa técnica europeia dos reflexos metálicos. Há quadros de 1965 a 2004 e cerâmicas que datam da década de 50.

A mostra, promovida como parte da programação do aniversário de 55 anos da Unisanta, permanecerá aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, no Espaço Cultural Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277, Bloco M.

“Dizer que o pintor, ceramista, escultor, desenhista, escultor e gravador Armando Sendin é um grande artista é redundante pelo corpo de sua obra”, afirma Elver Savietto, professor de Cerâmica do Colégio Santa Cecília.  As telas e cerâmicas doadas pelo artista de seu acervo particular são obras escolhidas das diversas exposições através dos anos, que Sendin realizou dentro e fora do País.

A mostra é assim um convite a compartilhar de um instante registrado pelo artista diante do mundo que o cerca. Carioca nascido em 1928, na década de 60 tomou Santos como residência e posteriormente passou a viver e trabalhar na Espanha.

“Tive o prazer de conhecê-lo em uma mostra coletiva em Santos, apresentado por Luiz Hamen.  Sabendo de seu passado com a cerâmica, eu tinha milhares de perguntas, pois havia conhecido suas peças em importantes coleções de arte de qualidade impressionante”, acrescenta Savietto.

“Sendin dominava técnicas antigas e ancestrais, mas com um tratamento completamente contemporâneo. Pacientemente, ele respondeu às centenas de perguntas, indicando caminhos e possibilidades, sem medo ou receio, dizendo particularidades técnicas que somente os grandes de alma o fazem, sem receio de ensinar o ‘pulo do gato’.

A proximidade com Nazareth Mota Leite trouxe Armando Sendin para Santos e para a pintura, uma vez que deixara seu atelier de cerâmica para traz em São Paulo. O artista santista radicado na Espanha trabalhou com os pincéis do figurativo ao abstrato com a mesma força e energia, ganhando diversos prêmios com as duas linguagens.

Homenagem da Unisanta

Ao fazer a doação do acervo à Unisanta, em 2014, o pintor, escultor, desenhista, gravador e professor Armando Sendin foi homenageado pela Unisanta com uma placa de Mérito Comunitário pelo seu desempenho nas Artes.

“Sendin é um mestre da pintura. É impressionante como ele mostra os detalhes. Fios de cabelo, marcas naturais da pele, a transparência de roupas, além da perspectiva e o tratamento dado para criar a profundidade são alguns dos admiráveis detalhes em suas obras”, comenta Savietto, responsável pela montagem da mostra.

Sobre Sendin – Carioca nascido em 1928, na década de 60 tomou Santos como residência e posteriormente passou a viver e trabalhar na Espanha. Antonio Abad, autor do livro Armando Sendín: la génesis del instante fala sobre o artista: “Aproximar-se da obra de Sendin é aproximar-se de uma dualidade, em razão de seu procedimento artístico abarcar duas direções, duas maneiras de conceber o mundo e expressá-lo”.

Sendin é considerado um dos maiores representantes do realismo brasileiro e sempre contestou esse olhar sobre sua obra, explicando que era um “instantista”, pois retrata um instante fugidio da realidade, um fragmento da mesma e não a realidade em si, como faziam os hiper-realistas norte-americanos.

Ao mesmo tempo em que captava a realidade, desenvolvia trabalhos eminentemente abstratos, o que explica a colocação dual a que se refere Antonio Abad. Toda a trajetória do artista é permeada por esse duplo aspecto em sua obra, constituindo-se na essência de seu compromisso estético.

A pesquisadora Yasmin Liz Branco, em seu artigo intitulado “A Repercussão da Fotografia na 13ª Bienal de São Paulo”, publicado em 2012, afirma que Sendin nunca enfatizou o uso da fotografia como discurso estético, poético ou conceitual. Entretanto conclui que a fotografia foi a principal sensibilizadora da criação deste artista ao longo de sua carreira.

Biografia

Armando Moral Sendin dedica boa parte de sua vida a estudos: cursou a Escola de Belas Artes de Priego na Espanha (por volta de 1940); filosofia na Universidade de São Paulo (1945 a 1949); especialização em estética, com Bogumil Jasinowsky, na Universidade do Chile (1950); e, como bolsista do governo francês, estética na Sorbonne, com mestre Souriau (1950 a 1953).

Durante suas viagens, trabalha com Gensoli na Manufatura Nacional de Sevres, França, e desenvolve pesquisas com o ceramista Zuloaga e técnicas de cerâmica de origem oriental com Guardiola e com Gonzalez-Marti, na Espanha.

Entre 1954 e 1964, dá cursos de pintura, cerâmica, escultura e desenho em seu estúdio, em São Paulo. Nessa mesma cidade, realiza sua primeira mostra individual, no Clube dos Artistas, em 1960. Em 1965, publica um livro didático intitulado Cerâmica Artística. Na década de 80, recebe o Prêmio Ribeiro Couto como destaque do ano em Artes Plásticas (1982). Fonte: site Enciclopédia Itaú Cultural.