O Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Diretor-Presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas, Dr. Marcelo Teixeira, tomará posse na Academia Santista de Letras, no próximo dia 17 de março, na cadeira de Gastão Bousquet. A cerimônia será às 19 horas, no Auditório da Unisanta, Bloco E, Rua Cesário Mota, quarto andar.

A saudação será feita por suas irmãs, a Reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, ocupante da cadeira 13 na Academia, e a Diretora-Presidente da Universidade, Lúcia Maria Teixeira Furlani, cadeira 31.

A presidente da Academia Santista de Letras, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, que abrirá a sessão solene, afirma que a trajetória de Marcelo explica sua eleição por expressivo número de votos. “A vitória foi muito justa, suas publicações e apoio às letras e à cultura o credenciaram a postular a cadeira nº 29 da Academia. Seu pai, Milton Teixeira, foi nosso presidente e a apresentação no dia da posse, pelas irmãs, mostra que a família é muito unida”.

Marcelo Teixeira tem se dedicado ao estímulo do esporte, das comunicações e à educação de jovens e crianças desde muito jovem. É autor do livro Revolution 9, biografia da nadadora santista Renata Agondi e do videodocumentário Renata, lançado em 2002, em parceria da Unisanta e TV Cultura.

Marcelo Teixeira é Administrador de Empresas e Advogado inscrito sob nº OAB/SP 137.182, na Ordem dos Advogados do Brasil, filho de Nilza Maria Pirilo Teixeira e Milton Teixeira, casado com Valéria Simões Teixeira, tendo como filhos, Caroline Simões Teixeira e Marcelo Teixeira Filho.

Ex- presidente do Santos FC, de 2000 a 2009, período que conquistou os títulos de Campeão Brasileiro de 2002, Campeão Brasileiro de 2004, Campeão Paulista de 2006, Campeão Paulista de 2007, Vice-Campeão da Copa Libertadores da América de 2003, quando no período disputou por cinco vezes esta importante competição continental. Foi reconhecido pelas entidades máximas do futebol mundial, recebendo a “Ordem de Honra ao Mérito do Futebol Sul-americano”, Condeferación Sul- americana de Futebol e a “Ordem Nacional do Mérito Futebolístico”, Federação Paulista de Futebol. É membro efetivo da Comissão Organizadora do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA.

É Membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Cadeira nº 193, Patrono Sr. Athié Jorge Coury. Ocupa o cargo de Presidente do Lar Santo Expedito e Diretor do “Lar Infantil Santa Rita de Cássia”

Faz parte do Rotary Clube Santos/Porto, Conselheiro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, Membro da Loja Maçônica “Dom Pedro I”, Membro Honorário da Fraternidade Acadêmica de Santos, Membro da Associação Nacional de Televisões Educativas.

É “Cidadão Emérito de Santos”, Câmara Municipal de Santos, “Cidadão de Guarujá”, Câmara Municipal de Guarujá, “Cidadão Vicentino”, Câmara Municipal de São Vicente e “Cidadão Paulistano”, Câmara Municipal de São Paulo.

Recebeu, dentre tantas Comendas, “Personalidade Masculina do Ano”, Câmara Municipal de Santos, “Personalidade do Ano”–Câmara dos Dirigentes Lojistas/Troféu Gonzaga, “Mérito Profissional”, Rotary Club de Santos, “Cidadão Paulistano”, Câmara Municipal de São Paulo, “Companheiro Paul Harris”, Fundação Rotária – Rotary Internacional, “Colaborador Emérito do Exército/1ª Brigada Artilharia Antiaérea, “Amigo do 2º Batalhão de Caçadores”, Sociedade Amigos do 2º BC – Batalhão Martim Afonso, “Amigo da Fortaleza de Itaipu”, Comando do 6ºGACosM , “Amigo da Marinha”, Comando do 8º Distrito Naval, “Amigo da Base Aérea de Santos”, Comando da Base Aérea de Santos, pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira, à Base Aérea de Santos e “Padrinho da Liga das Escolas de Samba de Santos”.