A Reitora e a Presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Teixeira Furlani, participaram na manhã desta sexta-feira (19) da cerimônia de abertura da décima edição do Conic – maior Congresso de Iniciação Científica do País, no Instituto Presbiteriano Makenzie, na Capital. A Unisanta foi escolhida para ser sede do Congresso, em 2011.

O 10º Congresso de Iniciação Científica – Conic 2010 – conta com a participação de alunos de 18 Estados, além do Distrito Federal, contabilizando 1.212 trabalhos aprovados e mais de 3 mil participantes entre alunos e professores. A Universidade Santa Cecília participa com projetos científicos de 28 estudantes de diversos cursos.

Segundo o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, “passados dez anos, o Conic conquista, em cada edição, recordes de inscritos com a participação de outros estados, sempre com o objetivo de despertar a curiosidade sobre a pesquisa”. Figueiredo também analisou a importância do setor privado no desenvolvimento da economia do País. “O que seria da economia brasileira sem os quatro milhões de alunos que formamos? Sem dúvida, completamos o que o Estado não consegue fazer sozinho.”

Conic 2011  – Na oportunidade, a Presidente da Unisanta e também delegada regional do Semesp na Baixada Santista, Lúcia Furlani, falou sobre a escolha da Unisanta para sediar o evento em 2011, como parte das comemorações dos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília. “Esperamos, em 2011, superar o número de trabalhos inscritos e universidades participantes em 2010”.

Ainda de acordo com Lúcia, a Baixada Santista é geradora de intensa produção científica acadêmica devido ao número de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos nas mais diversas áreas por universitários da região.

Para a Reitora da Unisanta, Sílvia Penteado, o Congresso, além de estimular a produção científica, possibilita aos estudantes o despertar para as vocações de pesquisa, o exercício da inter e da transdisciplinaridade e a articulação de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Prêmiação e Encerramento

A programação do Conic 2010 continua na manhã deste sábado (20) com a apresentação de Painéis, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Na sequência acontecem o encerramento e as premiações.

Será premiado o 1º colocado de cada uma das cinco áreas do conhecimento, nas categorias Concluído e Em Andamento. Haverá também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social.

Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail conic@semesp.org.br ou no Portal Semesp (www.semesp.org.br).