Marcelo Teixeira, Pró-Reitor do Complexo Educacional Santa Cecília, disse que a Unisanta está “somando estrelas” de natação, com seu Projeto Olímpico Tóquio 2020. E que os investimentos no esporte mantêm um “vínculo de espelho”, inspirando os atletas de base.

O fato da Unisanta a única equipe brasileira que está investindo em nadadores de ponta, apesar da crise econômica do País, foi elogiado  pelos novos atletas contratados pela Universidade, na manhã desta terça-feira (31/1), em Santos. Eles demonstraram gratidão e otimismo,  quanto a futuros títulos para a instituição e o País.

“Não consigo dizer o quanto estou feliz de poder voltar a estudar”, disse Joanna Maranhão, que integra a seleção brasileira há 15 anos e participou de quatro olimpíadas, com diversas medalhas em competições no Brasil e no exterior.  Ela incentivou os nadadores de base a estudar. “Em 99% das instituições e clubes é impossível para o atleta continuar seus estudos, mas aqui é possível”, frisou.

Joanna quer fazer Educação Física a distância e treinará uma semana por mês na Unisanta, com o técnico Márcio Latuf, complementando os  demais preparativos em Belo Horizonte. Disse estar em plena forma física e psicologicamente  fortalecida em seu último ciclo, que ela chama de reta final.   “Enquanto eu acreditar que posso evoluir, estarei pronta para outros desafios. Eu me sinto jovem, não sinto o peso da idade”.

“Não tem segredo, é só trabalhar duro, procurar aliar ciência e esporte, botar a cara na água e trabalhar duro”, completou a nadadora, que pretende se dedicar também às maratonas aquáticas. Ela é especialista em nado medley.

Gratidão

Leonardo de Deus, Thiago Simon, Daiene Marçal Dias e Carol Bilich, outros grandes nomes da elite da natação brasileira, com destaque mundial, também foram apresentados à imprensa. Com exceção de Daiene, que participa de competições fora e não pode vir,  os demais  também manifestaram gratidão por terem sido contratados pela Unisanta, em um cenário em que muitos atletas estão sem contratos.

“É uma grande honra associar minha imagem à da Unisanta, e uma responsabilidade muito grande”, afirmou Léo de Deus,  com participação em dois Jogos Olímpicos, pódios em Pan-Americanos e Sul-Americanos, Top 10 de natação Mundial. Ele pretende chegar ao Top 3, treinando como se cada dia fosse o dia da prova.  Está otimista em relação a Tóquio 2020. “Com o Phelps fora, vai ajudar”, brincou.

Com 26 anos de idade, ele quer deixar um legado maior do que já demonstrou. Agradeceu a Marcelo Teixeira pelo apoio e  mencionou a importância da Unisanta, por sua tradição como escola,  desde 1961, investindo em educação e no esporte, desde a base. Sobre a crise que afeta o esporte no momento em termos de recursos, Léo de Deus soube se adaptar, ao contrário de outros atletas.”Quando vemos uma porta aberta, devemos entrar”.

Thiago Simon está retornando à Unisanta, onde ficou durante um ano. Ficou feliz em ver uma foto sua, aos 12 anos,  mostrada pela Rosa (Rosa do Carmo José, diretora de Natação).  Afirmou que está “quase igual”  ao Léo de Deus, em termos de resultados. Ele é  especialista no nado medley e 200m peito, com vitórias em Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Nicholas Santos, um dos nadadores mais antigos da Unisanta, com títulos mundiais, disse que Léo de Deus e Simon fizeram com que ele saísse da “zona de conforto” e passasse a treinar mais forte.  Os três serão orientados por Márcio Latuf, em Santos, que passará o esquema de treinos ao técnico Felipe Domingues, que continuará os trabalhos em São Paulo.

Bem humorado, Latuf afirmou que estava se sentindo no espaço sideral,  rodeado de estrelas.  Disse que os que treinarão em São Paulo  virão para Santos uma ou duas vezes por mês, para treinos e palestras com as categorias de base.

As outras contratações são Daiene Marçal Dias –  Especialista nos 100 e 200m borboleta, com pódios  nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; no Troféu Maria Lenk e no Troféu José Finkel; e Carol Bilich  – especialista em provas de fundo – 200m, 400m e 800m livre (piscina) e na maratona aquática. Conquistou vaga para o Sul-Americano de Praia, que acontecerá em fevereiro, no Peru.

Outra novidade é a mudança da nadadora Julia Sebastian para o Brasil. A argentina, que já defende há muitas temporadas a camisa da Unisanta, agora treinará na piscina da Instituição, em Santos. Julia é especialista nos 100 e 200 metros peito. Há tempos que ela pretendia se transferir para a Unisanta, “onde a estrutura é melhor”, e também porque ela quer aprender a falar Português.

Equipe

As feras da natação brasileira somam forças com outras estrelas do time santista como as maratonistas Poliana Okimoto, única medalhista da natação brasileira na Rio 201  e Ana Marcela Cunha, tricampeã mundial, os velocistas Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Alessandra Marchioro, além de Gabi Roncatto jovem promessa da natação brasileira, que fez sua estreia em olimpíadas no ano passado, ao lado de Santana.

Poliana e Ana Marcela Cunha deram as boas-vindas aos recém-chegados. Para Poliana, os investimentos da Unisanta na atual fase do País surpreenderam positivamente os esportistas.

Marcelo Teixeira: planejamento

Marcelo Teixeira ressaltou que muitos deixaram de investir no  esporte devido ao momento financeiro do País,  mas a Unisanta  decidiu prosseguir com seu Projeto Olímpico, pois essa fase “é passageira, temos certeza”. A Unisanta, primeira força da natação brasileira entre as instituições de ensino, mantém sua política de planejamento adequado, mas ousado, dentro de suas condições financeiras, além de sua filosofia de educar e formar cidadãos.

“Estamos dando continuidade ao Projeto Olímpico e ao trabalho com as categorias de base. Conquistamos o Campeonato Paulista Petiz de Natação, o que tem um significado especial para a  Unisanta”, salientou, lembrando a filosofia do Complexo Educacional, de aliar o esporte à educação.

Estavam presentes o presidente da Federação Aquática Paulista, Marcelo Luís Biazolo, o secretário de Esportes de Santos, Sadao Nakai, representando o prefeito, o presidente da Fundação pró-Esporte (Fupes) de Santos, Hugho Dupree,   a reitora, Sílvia Teixeira Penteado e a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira e o técnico Ricardo Cintra, marido de Poliana.

Considerada a universidade que mais investe no esporte no País, a exemplo das instituições americanas que aliam com êxito a educação e o esporte, a Unisanta mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais em várias especialidades e possui estrutura modelo. Seu parque aquático segue padrões e normas da Federação Internacional de Natação (Fina) e já sediou campeonatos nacionais.

Olimpíadas

Em 2016, o Complexo Poliesportivo da Unisanta foi escolhido como local de treinamento das seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática) no período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Reconhecida como “o maior clube de maratonas aquáticas do mundo”, por reunir as duas representantes femininas do Brasil na modalidade nas olimpíadas (Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha), a Unisanta fez história ao enviar para o Rio de Janeiro uma equipe de 13 atletas e paratletas nas modalidades: natação, maratona aquática, tênis de mesa e ciclismo, além da comissão técnica.