Texto: Ivani Cardoso

“Assuma seu lugar no mundo, dialogue e respeite as diferenças”. Essa é uma das mensagens principais de esperança e otimismo da obra da escritora, educadora e psicóloga Lúcia Teixeira, que teve um lançamento concorrido e animado na Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo, na noite desta terça-feira (28).

Representantes de universidades, educadores, entidades ligadas ao mundo editorial, personalidades do mundo jurídico e cultural, além dos leitores entusiasmados,  fizeram do lançamento de “Caminho para ver estrelas “, 11ª obra da autora, em São Paulo, uma grande festa. Segundo representante da Editora Cortez, que publicou o livro em parceria com a Editora Unisanta, o lançamento foi um sucesso de vendas, e  parte da renda dos direitos autorais será encaminhada  a entidades beneficentes.

Lúcia Teixeira disse que está muito feliz pelo retorno positivo da obra junto aos leitores. “É muito importante conseguir mostrar aos jovens, e a pessoas de todas as idades, que é possível encontrar saídas para os sentimentos de frustração com a própria vida, de não pertencimento, da pressão social pelo sucesso a qualquer preço, pelo corpo perfeito, o bullying, a depressão, a desesperança em relação ao futuro, o desemprego, a violência, que se abatem sobre toda a sociedade, mas se aprofundam na adolescência”.

Para ela, vínculos sociais fortes são fator de proteção importante, mesmo em situações de extremo sofrimento. “Precisamos mostrar que há razões para viver. Construir esses caminhos para ver estrelas. Sem esperar o paraíso na Terra, usar lucidez e coragem para melhorar o mundo, todos juntos”, concluiu.

Amir Piedade, editor da Editora Cortez, estava emocionado no evento, e contou o motivo: “Participei com a Lúcia dessa edição e quando eu recebi o livro não consegui parar de ler. A obra fala de um momento muito atual, sobre temas como depressão, alienação e outros do mundo em que estamos vivemos. É um livro magnífico, fiquei encantado com ele. E mais encantado ainda de poder publicá-lo pela Cortez Editora”.

Depoimentos

O desembargador Luiz Guilherme Costa Wagner, do Tribunal de Justiça de São Paulo, também fez questão de buscar seu autógrafo e elogiar o livro: “Quero dar os parabéns para a professora porque esse livro coroa toda sua trajetória e a ajuda que ela dá para a Educação. Ela também é um expoente na carreira literária e tenho certeza de muito sucesso pela frente. E que Deus a abençoe”.

Também o Secretário Municipal da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo, Cláudio Tucci, destacou a mensagem da obra: “Esse livro mostra de uma forma muito alegre e leve a ideia de ter duas dimensões onde você trabalha o imaginário de crianças, jovens e adultos, mostrando diferença entre épocas e lugares. Assim se consegue fazer uma reflexão do que pode ser melhorado na humanidade, com os exemplos do passado. O livro contribui muito para melhorar a harmonia do planeta e a solidariedade A professora é uma grande entusiasta da educação e tem a minha admiração. Seu livro vai contribuir para fazer um mundo melhor. Parabéns”.

Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, comentou: “Acho esse livro extremamente importante. Vem em uma época em que o assunto está na agenda do dia e na preocupação das famílias e das instituições de ensino superior e básico. Entender melhor os jovens de hoje e suas angústias e buscar caminhos para eles é essencial. Estamos todos tentando entender esses jovens, seus medos e seus anseios para trabalhar com eles da melhor forma. A professora Lúcia é a pessoa certa para escrever sobre isso, traduzindo essa realidade para os leigos no assunto”.

A escritora doou um livro para a biblioteca do Colégio Nossa Senhora do Sion, e o diretor Ronaldo Fernandes do Vale fez questão de falar sobre a obra: “O jovem vive uma pressão muito grande não só da família, mas da sociedade inteira. Há exigência pra que ele tenha uma carreira, que tenha uma boa escolha, que seja bem-sucedido e que tenha objetivos claros. Isso leva o aluno a uma convivência conflitante, muitas vezes sendo levado à depressão, ao isolamento. Se não for tratado e a família não acolher rapidamente, temos um caso sério. O livro aborda muito isso, deixa bem clara essa temática e acredito que vai servir de suporte para vários jovens adolescentes que vão se identificar com a história. Muito orgulho de levar a obra para a nossa biblioteca”.

Depois desse lançamento em São Paulo, a autora vai atender a outros pedidos em várias cidades e também na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Portanto, esse #caminhoparaverestrelas continua aberto para todos.

Fotos: Norberto Moreira Junior e Marcela Oliveira