A Alta Direção da Unisanta dedicou a festa aos fundadores, Milton Teixeira, Nilza Teixeira e Emília Maria Pirilo, e também aos professores e colaboradores da Instituição.

Uma das últimas entrevistas de Milton Teixeira, divulgada pela Santa Cecília TV para um público de 1.500 pessoas  que lotaram o auditório do Mendes Convention Center, foi o momento mais emocionante das comemorações dos 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília, na quinta-feira  à noite (6/10).

Na reportagem, Milton destaca os fatos mais importantes em sua vida pessoal e em sua trajetória como educador, escritor e dirigente esportivo. No fim da entrevista, o repórter lhe pede para destacar uma frase que resuma as coisas mais importantes que lhe aconteceram até então. “Meus filhos e o Santos Futebol Clube”, responde o patriarca.

A festa foi marcada por um clima descontraído e a boa música de Daniel Boaventura e Orquestra. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa referiu-se a Milton Teixeira como um visionário que concretizou seus ideais na educação, lançando a semente do Complexo Educacional que “transformou e transforma muitas vidas e muitas cidades, em trajetórias construídas sobre valores familiares. São muitas histórias construídas com muito trabalho e educação”.

Paulo Alexandre Barbosa mencionou “as boas parcerias da Unisanta no esporte de qualidade e alto rendimento, o que eleva Santos para o Brasil e o mundo”.

Os discursos dos filhos de Milton Teixeira foram emotivos e breves. “Espero que a cada novo período estejamos juntos irmanados na ousadia, que é a marca da Unisanta”, afirmou Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo.

A presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Maria Teixeira, disse que aquela era uma noite de agradecimento a todos os que contribuem para o crescimento da Instituição. Manifestou o desejo de que esse ideal de se elevar a todos continue a ser perseguido, para que a Unisanta  possa continuar a dar empregos e “e a lutar pela igualdade e o progresso de todos”.

“Neste dia, o presente são vocês”, afirmou Lúcia, dirigindo-se ao público, formado na sua maioria por funcionários e professores. A reitora, Sílvia Teixeira Penteado, lembrou a fundação do Complexo Educacional, na pequena escola da Rua Rodrigues Alves, com apenas 26 alunos, no bairro operário do Macuco. A presidente mencionou a entrega dos livros da família à biblioteca da escola que estava sendo fundada. Um desses livros era a Bíblia Sagrada, com a dedicatória de Milton Teixeira e o conselho: “Estudem e trabalhem, amem seus pais”.

Outro momento emocionante foi quando os netos de Milton e Nilza, Marcus Teixeira Penteado, diretor de Marketing da Universidade, Caroline Simões Teixeira,  assessora da Direção da Faculdade de Fisioterapia, Marcelo Teixeira Filho,  assessor da Pró-Reitoria Administrativa, Renata Teixeira Saorine, diretora de Relações Institucionais e Lucas Teixeira Furlani,  subiram ao palco, para desvendar e beijar a estátua.    Ela  seria transferida na manhã seguinte para o Boulevard Doquinha, junto à Capela da Universidade, na Rua Oswaldo Cruz, 255.  Doquinha era o nome pela qual era conhecida a mãe do patriarca, Benedicta Rodrigues Teixeira.

Elogios à Unisanta

Antes da solenidade, as autoridades e convidados deram entrevistas sobre a Unisanta. O Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, Capitão de Mar e Guerra Alberto José Pinheiro de Carvalho mencionou a parceria da Universidade com a Capitania dos Portos, desde 2011, o que está sendo ampliado com outros projetos, em Pós-Graduação e pesquisas. Um dos mais recentes é o que está sendo desenvolvido em Marambaia, no Rio de Janeiro, enquanto outros estão em estudos. Há um interesse em visitar a ilha da Moela e ali fazer uma pesquisa provavelmente inédita na área da botânica.

“Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), sou testemunha do reconhecimento unânime dos prefeitos da região ao trabalho da Unisanta em benefício da juventude, da cidadania e da tecnologia”, afirmou o prefeito de Bertioga, José Mauro Orlandini. “Não há dúvidas de que a Unisanta tem um significado muito grande a todos”.

Para o deputado estadual Caio França, a Unisanta é uma referência em educação, importante por congregar também outros valores, nas áreas da cultura e do esporte. O presidente do Santos FC, Modesto Roma, disse que acompanhou desde cedo o sonho do casal Milton e Nilza Teixeira, desde a escola na Rodrigues Alves. Referiu-se ao “espírito empreendedor de Milton”, que foi continuado por seus filhos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo. “Sinto muita saudade de Milton”.

Homenagens aos atletas e funcionários

Entre os atletas olímpicos e paralímpicos da Unisanta que representaram Santos e o Brasil na Rio-2016, o sentimento de carinho e acolhimento despertado pela Universidade também é grande.

“Aqui é minha segunda casa. Moro a poucos metros da Unisanta, se eu tropeçar na rua caio em casa”, brincou o nadador Matheus Santana. Fiz muitos amigos aqui e não pretendo sair”, disse o nadador Matheus Santana, acrescentando que já teve oportunidade de mudar de cidade mas não quis.

Israel Stroh, mesatenista medalha de prata nas paralimpíadas do Rio-16, também se sente em casa na Unisanta. Ele já havia representado a Universidade em sua trajetória esportiva, mas nunca havia se aproximado tanto do clima da Instituição, até as recentes entrevistas coletivas, de apresentação dos atletas à imprensa,  e quando das homenagens pela participação de todos na Rio-16. “Eu me senti acolhido, sinto que estou no meu time”.

Entre seus projetos, está a medalha de ouro em Tóquio e fazer a faculdade de Direito da Unisanta. Depois, prestar concurso público para Auditor Fiscal do Trabalho, “para defender os direitos dos trabalhadores”.

Além de Matheus e Israel, foram homenageados os olímpicos Poliana Okimoto (bronze na maratona aquática), os nadadores Ana Marcela, Matheus Santana, Gabrielle Roncatto e Tales Cerdeira, além do ciclista Gideoni Monteiro. Pelas Paralimpíadas, Carlos Farrenberg (prata na natação) Lauro Chaman (prata e bronze no ciclismo), Soelito Gohr e Márcia Fanhani Gonçalves, também do ciclismo. Ana Marcela e Poliana não compareceram, pois estão competindo na China.

A Universidade fará também outro evento comemorativo aos 55 anos no dia 19 de novembro, às 9h30, no auditório do Bloco E, com apresentação da Orquestra Sinfônica do SENAI. Na oportunidade, serão homenageados funcionários e professores mais antigos da Instituição.

Autoridades presentes

Estiveram ainda presentes: o diretor-presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Santini; o presidente da OAB de São Paulo, dr. Marcos da Costa; o presidente da OAB- subseção de Santos o dr. Luis Fernando Afonso Rodrigues; o comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea,  o general de brigada Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o comandante do 2º Batalhão de Infantaria Leve de São Vicente, o cel. Fulvio Péricles de Andrade dos Santos,; o deputado federal Beto Mansur;  o comandante do CPI-6, cel. Ricardo Ferreira de Jesus;  o ten-cel. Alexsandro Henrique Silva, comandante do 2º GAAE- Grupo de Artilharia Antiaérea; o ten-cel. João Alves Diniz Neto, comandante do 6º BPM-I; Alex Mendes, do Grupo Mendes; o vereador e prefeito eleito de São Vicente, Pedro Gouveia; vereadores da região, entre outros convidados.