Nem mesmo a chuva espantou os santistas que buscaram os serviços gratuitos oferecidos pela Unisanta e por apoiadores no evento realizado na praia.

Mais de 2000 atendimentos foram realizados na II Feira de Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), neste sábado (14), na barraca de praia da instituição. Teve sol, teve chuva e muita disposição por parte dos 90 estudantes dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Educação Física. O evento contou ainda com a participação de diretores, docentes, apoiadores e da população, que aproveitou a oportunidade para colocar a saúde em dia.

Foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, exames de glicemia, eletrocardiograma, preventivo odontológico, índice de avaliação de massa corpórea, entre outros procedimentos, além de vôlei de praia e dança. O público aprovou a iniciativa.

Creuza Aparecida Nogueira, de 65 anos, passou pelo atendimento Odontológico e após detectar uma lesão na boca foi encaminhada para o acompanhamento na Clínica de Odontologia da Unisanta. “Já tinha uma ferida na boca que precisava ser tratada e ainda não tinha ido ao dentista. Passaram para fazer o acompanhamento na Universidade. É uma atividade que vale a pena ser feita e para esclarecer as pessoas. Vocês estão de parabéns. Achei o atendimento maravilhoso”, afirma. Ela ficou sabendo da feira através das redes sociais.

“Fiz auriculoterapia para ansiedade e passei pela prevenção do câncer de pele. Fui muito bem orientada. Estou gostando demais daqui. O atendimento é ótimo”, afirmou Nancy das Chagas, de 71 anos. “Todos deveriam vir porque prevenir é muito melhor. Passei pela aferição de pressão, eletro, avaliação postural. Fui bem atendido graças a Deus e a vocês. Tomara que tenha sempre esse evento”, disse Paulo Deolindo Apolinário, de 75 anos.

De acordo com a diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Teixeira, todas as expectativas foram superadas. “O evento teve uma procura muito grande. Me surpreendeu inclusive as pessoas debaixo de chuva, nas filas com guarda-chuva, esperando os atendimentos. Essa é a função da Universidade, tanto no ensino como na qualidade de vida das pessoas. Estou muito feliz e acredito que seja apenas a segunda feira de muitas que virão”, destacou.

Prática profissional – Além de trazer benefícios para a população, os estudantes da Unisanta também saíram ganhando com o evento. Eles puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“É uma experiência diferente, significante e rica em relação a quantidade e diversidade de pessoas que a gente pode encontrar. Por exemplo, na massoterapia, encontramos diversos tipos de patologias associadas ao corpo humano e a partir daí temos um conhecimento um pouco maior daquilo que já estudamos para aplicar na população. É essencial para a formação”, explicou Luca Nunes Aguiar, aluno do 4ª ano de Fisioterapia.

Segundo o estudante, o público buscou bastante os atendimentos com reclamações de dores na região lombar, que podem ser causadas por má postura, hérnia de disco, sobrecarga de algumas regiões, a idade avançada e a falta de exercícios físicos.

Para a diretora de Saúde da Unisanta, o aluno precisa ter, desde cedo, a prática da profissão. “A vivência paciente e atendente é muito importante, principalmente para quem é da área de Saúde. É uma oportunidade incrível e não é qualquer faculdade que abre essas exceções. É o diferencial da nossa Universidade”.

Outros serviços – Muitos apoiadores acreditaram na iniciativa e também ofereceram seus serviços na II Feira de Saúde da Unisanta. Na oportunidade, a 4 Life Clinic realizou exames de eletrocardiograma, gratuitamente.

Para o cardiologista e proprietário da 4 Life Clinic, Dr. Ricardo Vergara, “sempre devem ser tomadas mais medidas para a prevenção de doenças e incentivar o público a fazer o acompanhamento da saúde, tanto da parte cardiovascular como de outras áreas. Vivemos em um mundo muito acelerado, com muitas preocupações e o stress é deixado de lado. Ele é considerado fator de risco, tanto para doenças cardiovasculares como para ganho de peso e outras múltiplas doenças. A Unisanta está de parabéns. Isso é o que faz a população acordar para ver o quanto é importante cuidar da própria saúde”.

A equipe detectou algumas alterações em eletros e fez o encaminhamento e orientação das pessoas. “A doença cardíaca é um pouco injusta. Ela é silenciosa e quando aparece, normalmente é em casos graves. Todos poderão ter uma melhor qualidade de vida detectando antes e fazendo a prevenção”, explicou o médico.

Parceira da Unisanta há mais de um ano em diversas atividades, a Farmaconde também participou da feira. O diretor regional de Santos, Fernando Ramos, e sua equipe marcaram presença no evento realizando testes de glicemia.

“Para a gente é fundamental apoiar um evento da magnitude dessa iniciativa. Trazer um evento desse porte com a Unisanta, que tem um nome muito forte dentro da área da saúde e na formação de profissionais, é muito importante. Une a população que precisa de assistência”, disse o fisioterapeuta da Resportes, Raphael Ferris.

Para a coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Ana Bianca Ciarlini, o evento foi espetacular. “Tudo que move saúde é bem-vindo para a qualidade de vida e minimiza os impactos da saúde. Essa parceria entre a Coordenadoria do Idoso e a Unisanta vem fortalecer as políticas públicas e ações voltadas para os idosos. Foi um prazer estar aqui. A feira atingiu em cheio a população idosa e os santistas. Uma junção de serviços do bem. Lembrando que 25% do envelhecimento saudável é o que temos de herança genética e 75% é o que gente escolhe. Alimentação saúdavel, atividades físicas e eliminar vícios faz com que a gente viva melhor”.

A II Feira de Saúde foi uma realização da Unisanta, com patrocínio da Engeplus, A.P.O e Dental Tanaka. Apoio do Sistema Santa Cecília de Comunicação (Santa Cecília TV e Rádio FM), Farmaconde, Sabesp, Itaú, 4 Life Clinic, Prefeitura de Santos (Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Esportes de Santos) e Resportes.