Os estudantes conquistaram dos dois primeiros lugares no Neorama

Dois trabalhos de alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram premiados dia 10/12, durante o Inova Santos – Fórum de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, promovido pela Prefeitura Municipal de Santos. Os estudantes conquistaram os dois primeiros lugares no Neorama, que tem por objetivo estimular e promover a cultura inovadora entre alunos do Ensino Superior das Instituições de Ensino Superior – IES de Santos.

O evento foi realizado na sede regional da Associação Paulista de Medicina e debateu estratégias e ações para o desenvolvimento do potencial empreendedor da cidade e da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O grupo primeiro colocado e seu orientador receberam um tablet como prêmio.

Sobre os trabalhos – O primeiro lugar foi atribuído ao trabalho Sensor de Nível para Deficientes Visuais, elaborado pelos alunos Bruno Fernandes Defeu, Diego Martin Cuesta e Murilo Affonso Prando. Eles estudaram um equipamento que pode ser acoplado a qualquer tipo de recipiente de armazenamento de líquidos, tais como copos e jarras, permitindo detectar o nível de preenchimento de líquido para deficientes visuais.

O dispositivo tem o seu funcionamento baseado em um sensor de nível, que emite um sinal sonoro quando o líquido disposto no reservatório atinge um nível pré-determinado pelo usuário. Os acadêmicos foram orientados pelos professores doutores José Carlos Morilla e José Luiz Alves de Lima.

O segundo lugar foi para o trabalho Dispositivo para Realizar Massagem Cardíaca, desenvolvido pelos estudantes André Luiz Diegues Marcelino dos Santos, Anselmo Ferreira Costa Delcaro, Guilherme Fontes de Almeida, Marcelo Penco Filho, Odilon Batista Pedroso Filho e Yuri de Matos Villarinhos, orientados pelo Prof. Ms. Carlos Alberto Amaral Moino.

O objetivo é desenvolver um equipamento destinado à realização de massagem em vítimas de paradas cardíacas. O dispositivo realiza a massagem, de forma mecânica, com movimentos padronizados que seguem as diretrizes da American Heart Association. O equipamento, que tem acionamento pneumático, auxiliará o profissional de saúde durante o atendimento de pessoas vitimadas de paradas cardíacas, desde o momento do incidente até a chegada ao hospital, sendo sua principal aplicação durante o transporte.

Sobre o Inova Santos – O fórum integra o Programa Inova Santos, conjunto de projetos e ações da administração municipal que tem o objetivo de aproveitar o potencial econômico local e regional em sua plenitude. Especialistas discutiram, no evento, temas como “O que fazer para a inovação tecnológica acontecer”, “Parques Tecnológicos no Brasil e no Mundo” e “O Parque Tecnológico de Santos”.

Além disso, houve a palestra “Transformando cultura empreendedora em negócio”, com José Dornelas, um dos mais renomados especialistas brasileiros em empreendedorismo e plano de negócios. Professor na FIA e USP e professor convidado em diversos programas internacionais. Engenheiro pela USP São Carlos, é mestre e doutor também pela USP e possui especialização em Marketing.

O Inova Santos – Fórum de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica teve, também, mesas de negócios para os empreendedores com a presença de representantes do Sebrae-SP, Banco do Povo, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, FINEP, CNPQ, Fapesp,BNDES, Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Incubadora de Empresas de Santos e Secretaria Municipal de Finanças.

Trabalhos de Conclusão de Curso conquistam primeiro e segundo lugar no Neorama 2013