Conciliar todas as tarefas e trabalhos solicitados pela faculdade não é algo tão simples. No entanto, a tecnologia pode ser muito útil para ajudar a harmonizar todos os estudos.

Listamos aplicativos, ferramentas e sites que vão ajudar você – e muito – a se organizar na universidade:

• Any.do: o aplicativo Any.do (disponível para Android, iOs e Desktop) é uma boa maneira de organizar todos os aspectos de sua vida em um só lugar. O software cria listas de tarefas e ainda permite que os usuários as sincronizem com seus dispositivos, para acessá-las em qualquer lugar.
  • Mailbox: é um aplicativo de e-mail multiplataformas para Android, iOS e Mac. A ferramenta funciona tanto em telefones celulares como em tablets e computadores. Ele permite que o usuário trabalhe com vários e-mails de uma vez, organize-os em pastas e crie lembretes, para que nenhuma mensagem importante passe despercebida.
  • Dropbox e OneDrive: ferramentas que armazenam dados na nuvem, permitindo que você acesse seus arquivos em qualquer lugar.
  • Google Drive: ferramenta que permite gerenciar todos os dispositivos do Google em um só lugar, consequentemente você pode ver seus arquivos de maneira fácil e rápida. Por também possuir armazenamento na nuvem, o Google Drive permite que seu conteúdo seja acessado em qualquer lugar, basta conseguir uma conexão de internet.
  • Google Docs: certamente vai haver algum momento em que você precisará acessar arquivos que estão sendo criados nos trabalhos semestrais e até mesmo necessitará editá-los, inclusive simultaneamente junto a seus colegas, dispensando o encontro pessoalmente. Os aplicativos de arquivos do Google trazem ferramentas bem similares às que você já está acostumado a usar nos PCs (Pacote Office), podendo até mesmo acessá-las de modo off-line. Numa total integração com as contas Google, os apps deste pacote também garantem mais segurança no armazenamento dos arquivos, pois a sincronização acontece automaticamente.
  • Google Calendar: calendário on-line e, por isso, o acesso pode ser feito por qualquer dispositivo. O Google Calendar também envia lembretes por pop-up, SMS ou e-mail
  • Self Control: aplicativo que ajuda você a manter o foco e a se organizar melhor. Ele bloqueia seus sites favoritos por determinados períodos de tempo, para que você não desvie sua atenção das aulas ou de outras tarefas importantes.
  • Clear: aplicativo que permite criar diversas listas de tarefas ao mesmo tempo e sincronizá-las, para que o estudante tenha a dimensão de tudo o que precisa fazer ao longo do dia.
  • Studious: com esse aplicativo, é possível reunir todas as informações necessárias para seus estudos, como horários de aulas, prazos para trabalhos e matérias de aulas. Outra vantagem é que o aplicativo cria lembretes sobre suas tarefas para que você não perca nenhum prazo. Uma agenda on-line!
  • My Study Life: com este app, você pode deixar claro quando possui aula de cada disciplina, informando ainda as datas de trabalhos e provas. O melhor de tudo é que todas as informações são levadas para a tela principal do aplicativo, onde resumos são exibidos de uma forma bem clara.
  • Evernote: aplicativo que salva anotações, fotos e textos que você precisa consultar rapidamente. É uma ótima ferramenta principalmente para smartphones e tablets. Um caderno on-line!
  • Skype: o software/aplicativo permite que seus usuários façam chamadas de voz e vídeo grátis, facilitando as reuniões com grupos.
  • MyHomework: o aplicativo facilita o acompanhamento do tempo disponível para tarefas, aulas, projetos, testes e afins por meio de um código de cores. Além disso, notifica quando você tem tarefas atrasadas e eventos futuros se aproximando.
  • Notely: disponível para computadores, Android e iOS, o Notely é uma ferramenta ótima para quem precisa anotar pequenos lembretes, como listas de compras, tarefas a serem feitas, etc.
  • NoodleTools: sistema que oferece diferentes tipos de ferramentas on-line para ajudar alunos e professores a realizarem trabalhos acadêmicos. Ele facilita a organização, marcação, anotação e classificação de textos.
  • Remember The Milk: é um aplicativo feito para que você não se esqueça das coisas importantes. Ele facilita a organização de tarefas, além de ter lembretes pelo celular e utilizar o sistema Google para avisá-lo.
  • NowDoThis: você escreve quais são as suas tarefas, ele escolhe uma aleatoriamente e você a finaliza. Quando clicar em “done”, ele pula para a próxima tarefa.

Texto: Iska Digital