Felipe Ribeiro, da Unisanta, leva ouro e bate recorde nos 100m livre do Campeonato Sul-Americano de Natação. Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Com direito a ouro, recorde pessoal e do campeonato, Felipe Ribeiro foi o grande destaque da segunda noite de finais do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação, no Peru. O nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terminou a prova dos 100m livre com o tempo de 49s16 e se lança cada vez mais como futuro velocista brasileiro. Com esta marca, o atleta conquistaria a medalha de bronze no Troféu Maria Lenk, realizada na semana passado, no Rio de Janeiro, atrás somente de Matheus Santana e Cesar Cielo.

“Antes meu melhor tempo era 49s93, baixei quase um segundo, mas não sei como, porque a preparação foi para o (Troféu) Maria Lenk. Esperava nadar para 50 segundos, mas sempre nado para dar o meu melhor. Eu estava no meu dia e deu tudo certo. Sinto que todas as viagens internacionais defendendo o Brasil me ajudam a ter a experiência necessária. Hoje eu nado tranquilo, sendo um dos favoritos do “sula”, assim como em um regional ou no Maria Lenk, comentou Felipe Ribeiro”, o nadador que bateu o recorde anterior de Henrique Rodrigues, feito em 2009, com o tempo de 50s26.

Felipe Ribeiro, nadador da Unisanta. Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Com apenas 17 anos, Felipe é aluno do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Santa Cecília e, diz não descuidar dos estudos. Ele pretende cursar Administração na Unisanta. O atleta comentou que se espelha no amigo e também velocista da Unisanta, Matheus Santana.

“Me espelho muito no Phelps e no Matheus Santana, que é muito meu amigo e me ajuda nos treinamentos. Eu sempre busco dar o meu melhor e estou muito feliz em fazer o melhor tempo da minha vida. Eu dedico esse resultado ao meu treinador, Márcio Latuf, que com certeza também está muito feliz e vai me dar um forte abraço de parabéns quando eu voltar ´pra’  Unisanta”, confessou Felipe Ribeiro.

Ainda neste mês de abril, Felipe participará do Campeonato Brasileiro Júnior. Em agosto Felipe disputará o Mundial Júnior de Cingapura, representando o Brasil nas provas de 50m, 100m e 200m livre.

Outras medalhas – Ainda no Sul-Americano, Felipe conquistou medalhas de ouro no revezamento 4x100m livre e no 4x50m medley para a equipe brasileira.

João Victor Pena e Guilherme da Costa, também da Unisanta,  estão representando o País na competição e já conquistaram medalhas. João Victor Pena conquistou ouro nos 50m costas, com o tempo de 28s26, ouro no 4x50m medley e prata no 4x100m livre.

Guilherme da Costa, o terceiro atleta ceciliano no certame e que recentemente obteve o índice para o Mundial com o tempo de 15m31s87, conquistou a medalha de prata nos 400m livre masculino, com o tempo de 3m57s24.

O Brasil participa do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.

Fonte: CBDA