O Brasil conquistou medalha de bronze na prova dos 100m livre no último dia do 5º Mundial Junior FINA de Natação em Cingapura. Felipe Ribeiro, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), fez o terceiro melhor tempo do mundo da categoria, na manhã deste domingo (30/8) (horário de Brasília).

Felipe cravou a marca de 49s30 na prova dominada pelo australiano Kyle Chalmers, que venceu com 48s47 e derrubou o recorde de campeonato que o outro brasileiro, Pedro Spajari, conquistou no sábado (29/08), na semifinal. O americano Maxime Rooney (48s87), campeão dos 200m livre, ficou com a prata. Felipe virou em quinto lugar com 23s92 e voltou 25s38, chegando assim em terceiro. Pedro Spajari ficou em quarto lugar (49s56).

“Estou feliz pela medalha. Sabíamos que ia ser difícil e eu não melhorei meu tempo. Mas, ser medalhista mundial é uma coisa nova para mim, e a primeira vez a gente nunca esquece. Essa sensação é muito incrível e o que sinto é felicidade. Tivemos uma reunião no primeiro dia e tínhamos que falar uma palavra com a letra inicial do seu nome e a minha foi felicidade. Estou emocionado, mas queria mais”,  comentou o atleta da Unisanta, que também é aluno do Colégio Santa Cecília.

Na briga para fazer parte do time Olímpico do Brasil para 2016, Felipe Ribeiro, espera melhorar sua marca e no Torneio Maria Lenk, ano que vem, uma das seletivas olímpicas da natação, e conquistar uma vaga para os Jogos do Rio.

“Eu quero estar nas Olimpíadas, não só no revezamento (4x100m livre), mas vou brigar para entrar na prova individual. Acho que tenho condições de, no Torneio Maria Lenk, estar nadando para o índice. Não é uma tarefa impossível e eu vou atrás disso. Tudo que estamos passando será importante no futuro, e o futuro é a seletiva Olímpica. Todas as seleções que participei foram importantes para eu estar aqui e reconheço a importância do apoio para a nossa modalidade. Agradeço também aos meus pais e também ao meu técnico, Marcio Latuf, que sempre acreditou em mim. Sei que ele está feliz com a minha medalha e mais ainda por saber que posso melhorar” – completou Felipe.

Outras provas – Felipe também conquistou excelentes resultados em outras provas, com o 4º lugar nos 50m livre (22.67), no revezamento 4x100m livre misto (3m29s92) e no revezamento 4x100m livre (3m18s92) e 7º lugar nos  200m livre (1m50s54).

Também representou a Unisanta no mundial Guilherme da Costa, que ficou com o 12º lugar nos 1500m livre e o 15º lugar nos 400m livre.

Time Brasil –  Esta é a primeira vez que o Brasil conquista medalha nos 100m livre em um campeonato mundial júnior.  O Brasil fecha o 5º Mundial Junior de Natação com quatro medalhas, em quinze finais disputadas, e a certeza de ter um trabalho forte também nas categorias de base da modalidade. Além do bronze de Felipe, também conquistaram medalha pelo Brasil: Brandonn Almeida, ouro nos 1500m livre e prata nos 400m medley e Vinicius Lanza, prata nos 100m borboleta.