Atividades prosseguem neste domingo (2/4), com caminhada que será iniciada na Fonte do Sapo e terminará na Concha Acústica com roda de capoeira do projeto Capoeira para Todos

Cerca de 90 crianças com deficiências intelectuais variadas participaram do circuito de atividades físicas inclusivas promovido pelos alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com o Grupo Acolhe Autismo. Foram desenvolvidas atividades de circo, ginástica, dança, circuito olímpico, vôlei, basquete entre outras, nos dias 29/3 e 1/4, nas dependências da Unisanta.

As homenagens à Semana de Acolhimento ao Autismo prosseguem neste domingo (2), às 15h, com uma Caminhada que será iniciada na Fonte do Sapo e terminará na Concha Acústica. Ao final do trajeto, haverá uma roda de capoeira com o projeto Capoeira Para Todos. A Extensão Comunitária Unisanta Capoeira Para Todos tem o mestre Marcio Rodrigues como coordenador e envolve crianças com autismo, pessoas com deficiência motora e física.

O evento integrou a programação da disciplina de Educação Física Adaptada da Fefesp-Unisanta. Márcio explica que a ideia é contribuir para que os futuros profissionais de Educação Física possam compreender o processo de inclusão de pessoas com deficiência. “Em contato com instituições de Santos e o grupo Acolhe Autismo, decidimos fazer uma semana de conscientização do autismo e trazê-los para a Unisanta, para que os alunos possam trabalhar o esporte de uma maneira inclusiva”.

O grupo Acolhe Autismo nasceu da iniciativa de uma amiga de Márcio, a professora Ana Lúcia Félix, que é mãe de um autista e criou um grupo para as mães conversarem sobre isso e se ajudarem.

“A participação dos alunos no projeto é ótima, porque eles podem aliar toda a base teórica com a parte prática. Aqui eles têm uma experiência direta com essas pessoas especiais, não só o autismo. Essa base prática é um ganho muito grande para o aluno. A experiência que eles têm aqui é fantástica, porque é o que eles vão pegar no campo de trabalho. A teoria é importante, mas o produto final foi aqui, foi o trabalho direto com essas pessoas”, afirmou o professor e coordenador da Fefesp – Unisanta, Nicolau Teixeira.